Sempre que baixei algo no meu PS3, o download teve uma boa velocidade. Depois que furei a parede da sala para passar o cabo de rede e deixei de usar Wi-fi, ficou melhor ainda. Mas um tempo atrás o sistema todo começou a ficar lento, assim como os downloads, que trancavam. Descobri que era problema de bad blocks do HD, como comentei neste post. Depois de corrigido tudo voltou ao normal.

 

Porém aproximadamente um ano depois deste episódio, os downloads voltaram a ficar lentos. Refiz o processo para corrigir o HD, mas o problema persistiu. Então notei que o HD não era o culpado desta vez, era alguma coisa relativa a rede. Percebi que geralmente o download ocorria sem problemas com velocidade máxima (mais que 1Mb por segundo) até aproximadamente 60% da sua conclusão. Ai a velocidade caía drasticamente, ficava quase parado. Uma técnica que ajudava era dar pausa e logo em seguida continuar o download. Isso fazia ele voltar a ser rápido mas pouco tempo depois ficava lento de novo.

Chegou ao ponto de um patch de jogo de 40Mb levar mais de meia hora para baixar! Ridículo… Começava rápido e perto do fim ficava uma carroça patética (e patch não tem como dar pausa nem deixar em segundo plano, tem que esperar…)

tortoise

Resolvi então pesquisar para buscar uma solução. Descobri que essa reclamação de download lento era super comum, no mundo todo, não só entre brasileiros…. Tinha gente que dizia que a rede do PS3 era ruim mesmo e não tinha jeito, tinha gente dando as mais diversas sugestões de configurações para ajustar a rede…

 

Bem, testei uma alteração que não fez diferença (mudança de MTU), mas na segunda tentativa já deu certo, foi mais fácil do que imaginava. Porém não sei se essa solução serve para qualquer um, dependendo do tipo de internet que usa, configurações de roteador, etc, pode não dar certo, mas vale a pena testar.

 

O que descobri é que a configuração automática de DNS do PS3 não funciona muito bem, por mais que um ajuste manual de DNS não faça sentido nesse caso de download lento, pra mim ajudou. Talvez seja um bug que afete outros elementos da rede, já que o uso do DNS seria só para transformar o nome de um site em seu endereço IP. Que impacto isso teria em um download em andamento? A princípio nenhum, mas foi a solução que funcionou…

images

O que fiz:

  • Na configuração de rede do PS3, tire o DNS do automático e coloque manualmente o endereço do GigaDNS (o DNS brasileiro) – primário 189.38.95.95 e secundário 189.38.95.96
  • O resto das opções de rede fica tudo no padrão.
  • Se não fizer diferença para você, tente outro DNS como o do Google – primário 8.8.8.8 e secundário 8.8.4.4
  • Outra possibilidade é usar um servidor de proxy, é um programa que roda no PC e configura o PS3 para ler esse proxy. Então o PC faz o serviço de baixar os dados e envia para o PS3. Tem vários tutoriais na internet de como configurar, parece ser simples. O PS3 Proxy Server é um destes programas, mas existem outras opções (parece que nas últimas atualizações do PS3 alguns destes proxys pararam de funcionar, tem que verificar qual ainda está ok). Mas esta opção não me interessou pois geralmente quando uso PS3 o PC está desligado. E também com o ajuste de DNS citado antes, já resolveu meu problema.

 

Depois desta alteração fiz um teste, baixei um arquivo de 17Gb. Ele começou a vir com velocidade máxima, deixei baixando durante uma noite. No outro dia fui olhar e tinha trancado em uns 70%… mas bastou uma pausa + resume, para voltar na velocidade máxima e ir até o fim.

Um tempo depois baixei outro arquivo grande semelhante ao anterior e veio direto do inicio ao fim sem trancar. Então no geral o problema foi resolvido, mas arquivos grandes podem ter o risco de dar uma engasgada. Ai basta usar a técnica da pausa que tudo acaba bem. Pelo menos nunca mais precisei esperar décadas por um simples patch pequeno…

 

É isso, caso alguém tenha resolvido um problema semelhante de outra forma, comente ai!

 

Atualização: Alguns meses depois deste post, tive problemas em baixar patch de um jogo. Eram vários arquivos de tamanhos diferentes, depois de baixar alguns o sistema dava erro e abortava. A solução foi trocar o DNS para o do Google, até então estava usando o GigaDNS, que teoricamente é mais rápido. Então fica a dica, use o Giga mas se der algum erro de patch (só ocorreu uma vez comigo), troque para DNS do Google.