Se o seu controle de PS3 já lhe surpreendeu alguma vez, pressionando botões sozinho de forma aleatória, eis uma solução que a princípio funciona. Isso aconteceu comigo só umas 2 ou 3 vezes, primeiro de forma discreta (fazendo alguma ação ingame que eu não tinha feito), depois de forma explícita, no próprio menu do sistema ficava entrando e saindo de opções, completamente maluco.

Esse erro não durou muito tempo, depois voltou ao normal (mas até quando iria continuar bem?), então resolvi pesquisar para entender o que estava acontecendo e tentar corrigir o problema. Afinal assistência técnica confiável (e com preço justo) é muito difícil encontrar… Melhor fazer em casa no estilo MacGyver! Além da chave de fenda, uma fita adesiva grossa (como fita isolante) ou uma sacola de plástico (daquelas mais grossas também) é tudo que você irá precisar.

 

Afinal o que está acontecendo com o controle?

O problema é que a placa de circuito principal do controle do PS3 é somente encostada na parte da frente que apoia os botões. Há uma pequena área de contato onde uma parte se comunica com a outra. Essa folha de circuitos (na falta de nome melhor) é pressionada por uma pequena esponja para ficar no lugar correto. Mas com os anos de uso dos botões sendo pressionados, principalmente o botão HOME que fica bem no meio do controle, fazem com que esta espuma fique comprimida, perdendo volume e dando a possibilidade desta área de contato dar uma micro desencaixada do local exato onde deveria ficar, causando o mal contato e deixando o controle possuído pelo demo.

 

E a solução?

A solução é colocar alguma coisa abaixo ou acima desta esponja para aumentar o volume e a pressão exercida na folha de circuitos, para ter certeza que ela fique bem fixa, eliminando o mal contato.

Siga o passo a passo, lembrando que não sou responsável pela desgraça que você pode fazer com seu equipamento, é por sua conta e risco🙂 .

 

Primeiro tome coragem e abra e controle, tirando os parafusos das áreas marcadas. Abra a tampa de trás começando por baixo, depois desencaixe com cuidado na área dos botões L2 e R2 para liberá-la.

controle_parafuso

 

Está ai a placa de circuito principal com a bateria. Pode desencaixar o fio da bateria ou simplesmente colocá-la de lado (foi o que fiz).

aberto_bateria1

Puxe esta placa para fora, gire para expor os analógicos. Para fazer isso, primeiro desencaixe as pontas superiores da parte que segura o L2 e R2. Depois com cuidado puxe para fora. Note que os motores de vibração ainda estão fixados nos lados, presos com fios na placa, então não force para não arrancar nada. Pode tirar os motores, mas no meu caso eles estavam muito presos, quase colados, então não mexi com eles.

Observe marcado a tal folha de circuito (nesta área de contato a placa verde se comunica com a parte branca que prende os botões).

aberto_analogicos

Agora desengate a folha de circuito de onde ela está fixada (dois pinos de plástico na parte de baixo). Usei a chave de fenda pois é uma área pequena.

contato

Aqui está a esponja que deveria manter tudo firme no lugar. No meu caso ela ficou colada na folha de circuito, então coloquei o enchimento abaixo dela. Se no seu caso ela ficar na base e a folha estiver solta, pode colocar o enchimento sobre ela. Seja lá o que fizer, tem que ser abaixo da folha, obviamente.

borracha

O enchimento pode ser feito com um pequeno pedaço enrolado de fita isolante, ou qualquer outra fita grossa. Como não tinha nada equivalente, resolvi pegar aquelas sacolas grossas que vem embrulhando alguns equipamentos e cortar um pequeno pedaço, que enrolei e fixei com a fita adesiva que tinha (era fina, sozinha não ia dar conta do recado). Fiz uma espécie de travesseiro de plástico, do tamanho da folha de circuito.

saco

arrumando

Agora basta encaixar tudo no lugar, fixar a folha (prender nos pinos abaixo) e tudo feito. Opcionalmente pode limpar o controle por dentro, principalmente botões, pois deve haver muita sujeira. Pode até desmontar tudo para limpar cada peça, mas eu só abri o estritamente necessário.

Lembre do seu enchimento ser do tamanho certo e preencher toda a área, para não deixar nada inclinado, empenado, etc…pronto

No meu caso está tudo funcionando 100%, espero que o problema não volte mais!

 

Se quiser, veja o vídeo que usei como referência para fazer o conserto:

 

Obs: este blog é sobre game design e não consertos de hardware, mas por incrível que pareça os posts mais lidos são aqueles sobre questões técnicas, como arrumar HD de PS3 ou se livrar de um plug-in de segurança que mais parece um vírus. Então sempre que me deparar com algum problema nesse sentido, e conseguir uma solução que possa ajudar outras pessoas, irei postar (mesmo que não seja o foco principal).

 

Bons consertos!