Você faz backup do seu console? Imagine se ele pifar de uma hora para outra e todos os seus save games, conquistas, mídias salvas (músicas, vídeos, fotos) forem perdidos… Centenas ou milhares de horas de gameplay jogadas fora… Sua vida gamer resetada sem aviso prévio… Imaginou? Nada agradável…

Acho que todo mundo já perdeu um ou dois hd´s na vida, por isso é normal se ter backup de dados importantes do PC, passando para notebook, pen drive, serviços online como dropbox, etc. Mas os consoles não estão a salvo, afinal o hd deles também podem deixar de funcionar do dia para a noite. Acredito que esta preocupação de backup para consoles seja menos comum do que PC.

sK3Qx3BE6p1lCSJF

Então para quem está com seu sistema funcionando normalmente, vai meu aviso: faça backup! E para quem está com problema no hd, espero que minha história ajude a resolver a situação sem ter que formatar e perder tudo.

 

Faz anos que uso o PS3 para baixar muitas coisas da PSN, sem nenhum problema. Porém alguns dias atrás as esquisitices começaram. Primeiro um download trancou perto do fim e não seguiu em frente. Tentei de novo e desta vez acabou, mas ao instalar deu “dados corrompidos” e não rodou. Baixei de novo e só ai funcionou. Algum tempo depois outro download também trancou, e enquanto estava parado todo o menu do sistema ficava lento… Coisas estranhas sem motivo aparente.

 

Até que então comprei Datura na PSN e o download travou em 83%. Ficou a noite toda e não acabou. Cancelei e tentei de novo mais duas vezes, sempre trancando no mesmo ponto. Então vi que realmente tinha algo errado e fui pesquisar para descobrir qual era o problema.

 

Encontrei bastante gente reclamando dos mesmos sintomas. Parece que o motivo é hd com algum problema, como bad sectors. A sugestão para resolver era entrar no “menu secreto de recuperação” do PS3 e mandar restaurar o sistema de arquivos.

Para entrar neste menu: com o console em standby pressione e segure o botão de ligar até o sistema ligar e desligar. Solte o botão. Pressione novamente e segure, até ouvir 1 bip, logo depois 2 bips, solte o botão. Então na tela diz para ligar o controle com cabo usb e acionar o botão PS (só funciona com o cabo). Finalmente surge o menu:

recoverymenu

Funções:

  1. Restart System (cancela o menu e volta ao normal)
  2. Restore Default Settings (todas configurações voltam ao padrão de fábrica, isso não apaga nenhum dado)
  3. Restore File System (re-escreve os arquivos usados para boot, não paga nenhum dado)
  4. Rebuild Database (reconstrói o banco de dados – mídias salvas – limpa arquivos corrompidos, não apaga nenhum dado)
  5. Restore PS3 System (formata hd e restaura tudo, deixa tudo zerado, usar em último caso se nada mais funcionar)
  6. System Update (permite instalar um update de sistema – firmware – pela entrada usb)

 

Pelo que li, para resolver meu problema deveria usar a opção 3, e se não funcionasse, a opção 4.

Então usei a 3, depois de uns minutos de processamento o sistema reiniciou e disse que os dados estavam corrompidos e precisava restaurar novamente. Dei ok, mais uns minutos, reiniciou e disse a mesma coisa. Repeti tudo mais uma vez… e voltou para o mesmo menu… OH F*CK!!!!! Percebi que meu PS3 tinha entrado num loop eterno… the loop of death!

Não tinha jeito de iniciar o sistema normal, sempre que ligava caia nesta tela sem saída. Forcei a entrada do menu de recuperação e escolhi a opção 2, nada mudou, escolhi a 4, ele disse que o disco não podia ser acessado… só me restava a terrível opção 5…

FacePalm

Mas meus save games? Minhas toneladas de fotos de viagem, vídeos que tinha copiado… Minha fase do Little Big Planet que levei um mês fazendo… não podia abrir mão disso tudo. Algumas coisas tinha cópia, outras não. Mas mesmo que tivesse backup de tudo, só o trabalho de baixar os jogos de novo, configurar as contas de usuários… no way! Precisava encontrar outra solução… Pelo menos agora tinha certeza que o hd estava com algum problema…

 

A única forma de resolver era colocar o hd do PS3 no PC, e corrigir os bad sectors com algum software de varredura. Porém a Sony usa uma criptografia ou algo do tipo que faz o hd não ser acessível no Windows. O hardware fica listado no gerenciador de dispositivos do painel de controle, mas nenhuma unidade é criada, fica invisível ao sistema. Por isso não é qualquer software que consegue ler e resolver a situação.

Alguns desses programas de restauração física de hd são bem chatos de funcionar, exigem criar um disco de boot, levam horas intermináveis para processar, etc… Mas encontrei um simples que resolveu o problema sem precisar destas complicações, e ele conseguiu ler o disco do PS3 sem problemas.

Este foi o salvador: HDD Regenerator

 

Levou pouco mais de uma hora para ler o hd de 250 Gb e corrigir os dois (!) bad sectors encontrados. Ridículo pensar que dois míseros setores defeituosos iriam obrigar a formatar tudo e perder meus dados… Pena o sistema da Sony não resolver isso de forma mais esperta e dinâmica. Espero que agora ele saiba ignorar os defeituosos e não volte a dar problemas.

Enfim, depois disso bastou colocar o hd de volta no PS3, ele disse novamente que os dados estavam corrompidos e precisava restaurar, dei ok, depois de alguns minutos tudo estava de volta ao normal, finalmente a restauração deu certo.

 

Agora meus downloads na PSN estão vindo perfeitamente com velocidade máxima, nada mais está trancando, tudo maravilha. E claro, primeira coisa que fiz foi backup! Caso o hd volte a dar problema, terei cópia de tudo e não será tão traumático formatá-lo se necessário.

 

Como fazer backup no PS3:

  • Para guardar sua lista de troféus nos servidores da Sony, basta sincronizar. A forma mais fácil de fazer isso é entrar no menu sem nenhum jogo carregado.

 

  • Para copiar os save games, se você tiver PS plus, basta ligar a opção de salvar automaticamente nos servidores. Assim você pode logar em qualquer PS3 e continuar de onde parou. Se não tiver plus (como eu), tem que entrar no menu do save (dentro do menu game) e para cada jogo mandar salvar num pen drive (chato, um por um…). O bizarro é que alguns jogos (como Heavy Rain) não permitem isso! Só tem a opção anterior de salvar nos servers se for assinante plus… WHY??

 

  • Para copiar suas mídias (foto,música,vídeo), só por pen drive ou hd externo, usando o menu de cópia tradicional (permite copiar vários ao mesmo tempo).

 

  • Outra forma é usar a função de backup no menu do PS3. Todos os dados serão embrulhados num arquivo imenso (do tamanho de tudo que tem salvo no hd), que permite ser restaurado no futuro. O problema é que isso demora muito tempo, além de ser muito pesado. Como já tenho cópia de muitas fotos, preferi copiar na mão o que faltava (além dos saves) e pronto.

 

Então não esqueça que o console é um computador como qualquer outro, e o hd dele pode deixar você na mão da forma mais trágica possível. Backup já!