Criei duas ferramentas para permitir a utilização de sprite sheets irregulares (com frames de tamanhos diferentes) no GameMaker.

Uma delas é um sistema para “fatiar” sprite sheets de forma semi-automática, detectando os bounding boxes (a maior área retangular que cada frame ocupa, excluindo o fundo) e exportando em arquivos numerados.

A outra ferramenta permite alinhar estes frames para a animação ficar perfeita, seja de forma automática ou manual.

Obs: Para melhor performance recomenda-se rodar a ferramenta a partir de um HD e não de pen drive.
(evita delay na geração de arquivo temporário necessário para processar, no caso do fatiador)

Obs2: O arquivo está limpo, direto do meu dropbox, não se preocupe caso o Chrome reclamar dizendo que é um arquivo malicioso. Pode baixar sem medo.

Todos os detalhes e explicações estão neste vídeo, recomendo ver em tela cheia e qualidade máxima (HD).

 

Atualização: Versão 1.4 – (lançada em 18/06/2018)
– Integração do fatiador e alinhador, basta usar F8 para alternar entre um e outro
– Frames detectados no fatiador são carregados automaticamente no alinhador (orientação padrão no canto inferior esquerdo, costuma dar os melhores resultados)
– Mais opções de grid para ajudar no alinhamento manual, com vários níveis de tamanho e 2 cores, claro e escuro
– Todos os recursos presentes nas versões anteriores da ferramenta continuam existindo

Vídeo demonstrando as novidades da versão 14:

 

Atualização: Versão 1.3 – (lançada em 10/07/2014)

– Novo modo de detectar bounding box = Varinha Mágica (liga ou desliga com botão direito do mouse), basta um clique sobre o sprite e ele será detectado!
– Todas as ferramentas de geração de bounding box funcionam entre si, podendo ser usadas em qualquer ordem
– Cada bounding box possui um número de acordo com a ordem que foi detectado, esta ordem será usada para exportar; os números podem ser escondidos ou exibidos com a tecla N
– Para permitir a integração das ferramentas, todo bounding box detectado permanece ativo mesmo quando fizer outras seleções, por isso novas formas de eliminar bounding box foram criadas: tecla DELETE ou U remove o último detectado, tecla END ou T remove todos
– Girar a roda do mouse permite rolar o sprite sheet para cima ou para baixo
– Ao usar qualquer ferramenta o nível de zoom atual permanece
– Validações e outros ajustes menores

(obs: no modo varinha mágica a cor de fundo é determinada pelo pixel superior esquerdo do sprite sheet inteiro; nas outras ferramentas é determinada pelo pixel superior esquerdo da seleção do usuário. Independente de como for gerado os bounding boxes, eles devem estar todos visíveis na tela na hora de exportar)

(obs2: editor de alinhamento não foi alterado, continua na versão 1.2)

Vídeo demonstrando as novidades da versão 1.3 do fatiador:

 

Atualização: Versão 1.2 – (lançada em 17/06/2014)
– Grande melhoria de performance no tempo de detecção do bounding box
– Editor de alinhamento com opção de exportar os frames em um strip (sprite sheet horizontal), com nomenclatura que permite abrir como uma animação no GameMaker automaticamente [opção default]
– Editor de alinhamento com nova função de remover o frame atual da animação
– Outros ajustes menores

 

Atualização: Versão 1.1 – (lançada em 03/06/2014)
– Melhorias na interface (com menu gráfico para ferramentas principais de bounding box e alinhamento)
– Permite ler arquivos com transparência
– Possibilidade de exportar arquivos removendo cor do fundo
(igual a opção Remove Background quando carrega sprite no GM)
– Editor de alinhamento com nova função de alinhar todos os frames no centro vertical (em Y)
– Outros ajustes menores
– Todas as teclas de atalho da versão 1.0 funcionam da mesma forma

 

Download – Fatiador Sprite Sheet e Alinhador v1.4

Se ainda quiser as versões antigas, estão aqui: (1.3)(1.2) / (1.1) / (1.0)

Espero que estas ferramentas sejam úteis nas suas criações! Mandem seus feedbacks!

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