Eu tenho um fone intra auricular simples da Sony, que é relativamente barato e com um som bem razoável. Recentemente notei que um lado estava muito mais baixo que o outro. Testei em vários dispositivos e o problema continuava, ou seja, era algum defeito no fone. Mas sempre cuidei em enrolar sem amassar o cabo…, o que poderia acontecer de errado em algo tão simples quanto um fone de ouvido? (é praticamente um plugue ligado em um fio com mini caixas de som)

Pensei que precisava comprar outro, olhei em lojas online e nos comentários tinha gente reclamando que em pouco tempo de uso um lado ficou mais baixo que outro… Então o problema iria acontecer de novo, deve ter alguma explicação lógica.

Dei uma pesquisada e achei o vídeo abaixo… Vou resumir o problema e a solução, se quiser pode ver o vídeo para ter mais detalhes:

 

PROBLEMA:

Este tipo de fone que fica dentro do ouvido, acaba esquentando o canal auditivo e isso faz derreter um pouco da cera, que escorre para dentro do fone! E acaba causando entupimento, abafando o som.

 

SOLUÇÃO:

Como ficou uma pequena camada de cera colada na saída da caixa de som do fone, precisa ser limpo. A forma mais eficiente é tirar a grade/tela de proteção do fone com uma agulha/alfinete e limpar com vinagre de álcool. Eu coloquei as pequenas telas de molho em um pouco de vinagre dentro de um pires por alguns minutos. Depois deveria conseguir limpar com uma escova, mas no meu caso não vi nenhuma remoção de sujeira… Mesmo tentando, sem conseguir tirar nada, ao remontar o fone o som voltou a ficar como era antes, com o mesmo volume dos dois lados. Então no meu caso o vinagre deve ter eliminado a pequena quantidade de cera e resolveu o problema mesmo sem enxergar nenhuma diferença.

 

MONTAGEM:

Como eu arranquei a grande com um alfinete (furei e puxei de lado), ela descolou do lugar. Depois não consegui colocar de volta de uma forma fixa, mas ao recolocar a borracha externa do fone (aquela que fica em contato direto com o ouvido), a grade ficou naturalmente presa dentro. Talvez no seu caso seja só encaixar a grade no lugar. Seja como for, desde que a grade não tenha risco de cair dentro do seu ouvido, ok.

É isso, espero que esta dica renasça o seu fone de estimação! Todos os créditos vão para o autor do vídeo abaixo:

Anúncios