De vez em quando a Sony faz alguns erros no design dos seus produtos, que incomodam os usuários, mas são bem fáceis de arrumar. Já postei aqui muito tempo atrás sobre o problema do controle do PS3 que fica apertando botões sozinho, e foi um dos artigos mais lidos do blog, muitas pessoas me agradecem pois conseguiram resolver. E agora de novo, mas desta vez no PS4, com o sistema de ejeção do disco (modelo original, slim não é mais por toque o botão).

Lembrando que esta solução é amplamente mostrada na internet, não fui eu que inventei, só pesquisei, fiz em casa para comprovar e coloco o passo a passo aqui. Abrir qualquer máquina envolve riscos, faça por sua conta! (mas é tranquilo…)

 

O problema:

Depois de anos de uso, tudo funcionando bem, o PS4 resolve ejetar o disco sozinho! Se o console está no stand-by ele liga e ejeta, se está sem disco fica bipando que é o comportamento normal quando toca o botão eject.

 

Causa:

Mal contato entre o sensor de toque do botão e a placa interna do console que lê o comando. Alguma partícula, corrosão, sei-lá-o-quê fica acionando o botão sozinho em momentos aleatórios.

 

Solução:

1 – Limpar ou raspar a placa para remover o mal contato e deixar o console normal de novo.

2 – Se mesmo assim não funcionar (voltar o problema no futuro), outra opção seria colar uma fita adesiva na placa para eliminar o contato com o botão, deixando o eject físico sem funcionar e resolvendo o problema (neste caso use o eject digital, o comando que está disponível nas opções do sistema do PS4.)

 

Processo:

Vire o console de cabeça para baixo e coloque sobre uma mesa.

Com uma pequena chave de fenda, tire as etiquetas que escondem os parafusos. Só precisamos abrir esta parte, 3 parafusos.

locais_parafusos

detalhe_parafuso

Os parafusos tem abertura em forma de estrela com um pino no meio, a chave correta para abrir é Torx T8 (obrigado Sony por facilitar a nossa vida…). Ou você encontra esta chave em alguma ferragem perto da sua casa (vai ser bem difícil) ou compra no Mercado Livre, só que vai demorar e custar caro especialmente por causa do frete.

chave_torx_T8

Ou então dá uma de brasileiro e resolve o problema da forma alternativa – com uma faca de serra ou chave de fenda comum. Eu tentei com a ponta da faca girar o parafuso e não deu muito certo, ele ficou machucado e quase acabei com ele…  (pavor…)

parafuso_machucado

Mas com uma chave de fenda comum, bem pequena, consegui encaixar na largura da estrela e abrir com facilidade. Talvez tenha que arrancar o pequeno pino central do parafuso para encaixar direito (é bem frágil).

chave_pequena

Depois te tirar os parafusos, desencaixe o plástico externo (precisa puxar um pouco para fora primeiro, depois para cima) deixando o interior do PS4 a mostra.

Ali na placa marcada é onde fica o contato com o botão (parte dourada).

aberto

O processo que fiz foi raspar suavemente esta placa dourada com um lado aberto de uma tesoura, só para remover qualquer partícula que estivesse causando o problema, sem aplicar força demais. A outra opção mais drástica é colar uma fita adesiva para ele deixar de funcionar.

placa_raspar

Monte tudo de volta e pronto!

Anúncios