No meu apartamento antigo, uma parede separava o quarto da sala. Bastou fazer um furo para passar o cabo de rede e ligar no console. Porém no meu apartamento atual, o quarto que contém o modem está muito mais distante da sala. Entre eles tem um corredor curto, um banheiro… puxar um cabo de rede até lá parecia impossível… (principalmente sem fazer um varal aéreo que causaria sérios problemas conjugais…) Então como fiz?

Este artigo procura dar algumas dicas para cabear seu console, mas primeiro, por que isso importa?

 

Motivos para cabear o console.

Como você sabe, hoje é impossível um console ficar fora da rede. Jogos multiplayer, baixar atualizações, comprar qualquer conteúdo digital, acessar outras mídias como filmes via Netflix… E usar Wi-Fi deixa tudo muito mais lento. Colocar cabo dá uma vida nova ao console, acelera todo e qualquer download, melhora qualidade de streaming, às vezes é a diferença entre funcionar ou não o multiplayer, e também permite fazer remote play, que no PS4 é o recurso de jogar no PC.

Não sei se essa informação é muito conhecida, mas sim, oficialmente dá para jogar PS4 no PC, baixar pegar o programa da Sony, instalar na máquina, ligar o controle via cabo no PC e pronto. O jogo é processado no console mas é visto e controlado no PC. Fica ótimo, não dá lag praticamente. No meu caso que tenho um máquina com processor já antigo, perde um pouco de resolução, dá para notar alguma compressão visual, fora isso é perfeito. Quando estava via Wi-Fi não funcionava, bastou colocar no cabo o console e ai sim deu certo.

Enfim, existem muitas vantagens de usar o cabo, é outro nível de experiência. Faço download até mais rápido que pelo Steam, às vezes fica mais rápido que o meu limite da internet, por mais bizarro que pareça…

 

Te convenci? Ok, como fazer em longa distância?

 

Uma dica que parece óbvia, mas pra mim não foi:

=> Use a instalação do telefone fixo!!!

Eu pensei que somente no duto onde passa o cabo da internet teria espaço para colocar também um cabo de rede, mas esqueci que no duto da tomada do telefone tem espaço também! Foi a minha salvação.

tomada_tel

Comprei o apartamento já mobiliado, sob medida. O antigo morador fez um roupeiro que ocupa toda a parede do quarto. A saída do cabo da internet na parede ficou tapada, ele passava por uma abertura no roupeiro, mas de onde vinha na parede não tinha como ver. Por isso essa impossível colocar mais um cabo ali, sem destruir o armário. Tentei imaginar como resolver sozinho mas não consegui. Acabei chamando alguém por aquele site Get Ninjas, e depois de uma longa investigação testando todas opções possíveis, conseguimos descobrir que a tomada do telefone seria a melhor opção (única aliás). Também encontramos outra abertura onde passava o cabo da internet, porém não tinha espaço suficiente no duto para colocar o cabo de rede. (nota: não estou ganhando nada para indicar o Get Ninjas, já pedi 3 serviços lá, um deles teve problema de prazo, mas o resto deu tudo certo).

Não é tão simples quanto parece, o cabo precisava sair do modem, entrar na tomada do telefone que ficava dentro do roupeiro (essa sim estava visível, só precisou um pequeno furo na parede interna do roupeiro), depois saia em um espaço no teto do corredor (alçapão de gesso), onde tinham vários dutos reunidos. Ai precisamos descobrir qual o duto correto que levaria dali até um painel da sala, onde também tinham outros dutos… E por fim encontrar o caminho final que levaria para saída na tomada de telefone atrás da bancada onde estava o console. Foi um processo bem chato de tentativas, erros, esforço para o cabo entrar no cano e sair no lugar certo.

É recomendável usar um cabo de rede mais fino (nem sabia que existe), mesmo assim foi difícil ele conseguir passar no duto.

 

Na imagem: cabo mais fino, cabo normal, cabo cinza de telefone (ignore)

cabos

 

Alçapão de gesso no teto do corredor, com vários dutos que se espalham por todo apartamento. O cabo ao sair do quarto foi parar ali. Procure por estes alçapões quando for investigar uma solução de cabeamento, pode ser a chave para o sucesso.

(deu preguiça de pegar escada para abrir e fotografar por dentro…)

alcapao

 

Painel da sala, dentro da parede. Entra o cabo da internet da rua, separa para quarto e sala. Usamos os dutos para o cabo de rede também, do alçapão do corredor para a sala.

painel_sala

 

É necessário usar um passa fio, um equipamento que é basicamente um fio rígido que consegue entrar e atravessar o duto, para depois prender o cabo no outro lado e puxá-lo. Exige alguma técnica no uso para passar das curvas nos canos, que podem trancar tudo. Dei sorte com o profissional que contratei, fez orçamento gratuito, depois executou o serviço com muita qualidade. passa_fio_profissional

Por fim a ponteira do cabo deve ser montada (claro que com a ponteira ele não passaria no cano…) e testada para ver se o sinal ficou perfeito. Existe um equipamento para isso.

testador-teste-cabo-rede-lan-

Configure!

Outra coisa importante depois de ligar o cabo no console é a configuração, precisa entrar nas opções, dizer para usar o cabo e não mais Wi-Fi. Também ir nas opções do roteador, configurar para o IP do console ficar fixo e não mais dinâmico e colocar ele no DMZ, que é uma “zona aberta” que faz a comunicação não ser restringida de forma alguma. Isso é importante para não precisar configurar abertura de portas para o console não ter problemas de comunicação. Colocando no DMZ ele fica totalmente aberto. Mas cuidado! Certifique-se que é realmente o console que ficou no DMZ, nenhum outro dispositivo pode ficar ali, para que não seja invadido via internet (se o firewall não segurar). Nunca até hoje houve um caso de invasão de console, pois usa um sistema proprietário, então usá-lo no DMZ é tranquilo.

Não vou dar detalhes técnicos sobre este processo, já que cada roteador é um pouco diferente, procure na internet tem informação de sobra sobre isso.

 

Com estes ajustes o console ficou voando! Remote play funciona, downloads super veloz, multipayer de qualidade.

Investigue a sua casa para encontrar a melhor opção (considere a dica do telefone), chame alguém especialista em redes para ajudar se for o caso, pois o resultado final compensa todo o trabalho! Cabear é preciso! Boa sorte.

Anúncios