Irmãos, eu não tive fé. Tinha desistido de acreditar que um dia realmente jogaria The Last Guardian. Depois de tantos anos adiado, com o Fumito Ueda saindo da Sony e, na teoria, seguindo o trabalho no jogo como consultor ou freelancer, achei que era papo furado, que ele nunca seria finalizado. Ou se fosse lançado, dificilmente manteria a visão original do diretor…

Mas para minha grata surpresa a Sony voltou a divulgar o jogo, exibiu trailers novos e ficou claro que era real! Tentei baixar a minha expectativa para não me decepcionar, mas não foi necessário, o jogo é incrível. Tem problemas claro, não é perfeito, mas é uma experiência marcante que vai ficar na sua cabeça por um longo tempo.

Senti falta de mais detalhes da ligação deste jogo com os outros do Fumito, e alguns detalhes finos da história dele mesmo. Muito ficou para a interpretação do jogador. É uma abordagem válida para a narrativa, mostrar só o mínimo necessário, mas eu queria mais. É um universo tão interessante, sabemos que nunca haverá continuação, então seria ótimo ter mais detalhes… Mas enfim, grande jogo.

Neste vídeo aproveitei para comentar sobre toda a obra do Fumito, incluindo ICO e Shadow of the Colossus, dois grandes clássicos. Sou muito fã deste designer e da sua equipe.

E você, o que achou? Gosta de jogos mais minimalistas, onde o personagem não tem armas poderosas? Que depende de outros seres para sobreviver? Considero Fumito o Kojima da sutileza.

Anúncios