Este termo tão comum que todo mundo sabe o que é, pode ser interpretado de formas diferentes. Você já parou para pensar em como podemos definir o conceito de gameplay? Ele pode existir na sua cabeça, mas explicar em palavras não é tão simples quanto parece…

É só colocar gameplay no youtube e aparece centenas de vídeos de pessoas jogando. Gameplay seria isso, jogar um jogo? Mas será que na área de desenvolvimento do jogos este termo também é interpretado assim? De acordo com o que li em livros de game design, gameplay não é somente a parte jogável quando assistimos uma pessoa jogando, é um pouco mais complicado que isso.

Este termo precisa estar bem claro na cabeça de todos que querem trabalhar com jogos. Por isso fiz 3 vídeos curtos sobre o assunto no meu canal, onde comento a definição do termo, a exceção da regra sobre esta definição, e por fim analiso o gameplay de alguns jogos, mostrando a sua verdadeira natureza por baixo da camada audiovisual.

Você concorda com minhas explicações, meu conceito de gameplay? Comente ai!

Nota: o primeiro vídeo ficou mais arrastado, ai percebi a necessidade de editar totalmente o áudio para diminuir as pausas na fala que costumo usar, ganhando mais agilidade nos outros vídeos.

Parte 1:

 

Parte 2:

 

Parte 3:

Anúncios