A ciência diz que a pessoa idosa deve manter a sua mente ativa para evitar a depressão e outras doenças mentais. Então eu sempre pensei que quando me aposentasse, iria fazer algo que manteria minha mente funcionando e demorasse tanto que me ocuparia até o fim da existência. Tinha duas ideias, a primeira seria jogar toda a minha biblioteca do Steam, mas provavelmente quem iria concluir esta missão seria meu neto; outra opção: criar um canal no YouTube para postar umas videoaulas sobre arte 3D, game design, etc. Fazer vídeos de todo conteúdo que uso hoje em dia, além de outras coisas novas, e ir postando. Sem pretensão de ganhar dinheiro, só fazer porque seria divertido, me manteria ocupado, e quem sabe poderia ser útil para outras pessoas.

 

Ai esses dias estava estudando umas coisas mais complexas sobre 3D, tentando resolver um problema técnico. Depois de meses de pesquisa quando consegui encontrar as melhores soluções para o problema, vi que era tanto esforço para gerar uma resposta relativamente simples. Um tempo enorme para chegar na conclusão que fazendo X e Y resolveria a questão. Poderia criar um vídeo de poucos minutos explicando tudo que levei tanto tempo para descobrir. Ou seja, seria legal fazer isso até para eu não esquecer de todos os detalhes e pouparia muito trabalho de outras pessoas que poderiam estar pesquisando sobre o mesmo problema. Acabou descendo em mim uma vocação de criar vídeos sobre 3D…

 

Então pensei: dane-se! Vou fazer agora meu canal e começar a postar coisas! Se esperar para me aposentar, posso virar um velho caduco que não lembra mais de nada ou tenha uma voz tão rachada que ninguém aguentaria ouvir. Segui a inspiração e fiz!

Investi pesado em um microfone mais decente do que o headset vagabundo que tinha (mesmo com um fone bom da Sony que tenho o mic é fraco), gastei quase o valor de 2 almoços no mercado livre (!) e comprei um mic razoável com tripé. Para videoaulas o som é fundamental! Ai só faltou encontrar softwares úteis e estudar o processo para gravar, limpar áudio, trocar a faixa de áudio de um vídeo de forma rápida, tudo para conseguir produzir com uma qualidade boa sem levar décadas na edição.

E aqui está o meu canal! Ele se chama Fazendo Jogo!, é um nome meio porcaria, mas queria algo simples, direto, que deixasse claro do que se trata… acabou ficando isso mesmo.

 

miniatura_trailer

 

O meu objetivo principal no momento é ensinar Maya, o software 3D padrão da indústria de jogos e cinema, do zero absoluto até chegar em coisas mais complexas. A ideia é criar vídeos bem curtos, direto ao ponto, com poucos elementos por vez, e numerados em uma ordem didática. Seria um curso completo para qualquer interessado e também material de suporte para minhas aulas presenciais. Consigo gravar estes vídeos rapidamente, sem edição visual, só melhorando o áudio (um processo sempre necessário). É fundamental ter agilidade para conseguir produzir com frequência, sem atrapalhar a minha rotina externa de trabalho.

Mas claro que o canal quer ser muito mais do que isso, também vou fazer vídeos de game design, uma espécie de Extra Credits mais tosco, falando de poucos elementos por vez. Porém estes demoram mais para produzir.

E por que não gravar uma dicas de carreira, produtividade? Falar de outros softwares pequenos e gratuitos que são bem úteis para edição de vídeo, áudio, e programas importantes para produção de arte como Photoshop. Para criar seu trailer de jogo ou cutscene, pode ser útil também editores como Premiere e composição e efeitos com After Effects… Ou seja, dá para falar de muita coisa. Ah, sem esquecer a criação de jogos com GameMaker.

 
Então é isso! Já faz um tempinho que criei o canal e estou colocando conteúdo, para que agora na divulgação já tenha umas coisinhas para ver lá: 10 vídeos de Maya, 1 de game design (basicão), 1 de dica para estudar 3D e 1 de música (oi?).

Como muita gente estuda em laboratórios de universidades, alguns que não permitem saída de áudio nas máquinas, seria bem prático ter legendas nos vídeos. Eu não irei fazer isso por questão de tempo, mas aceito voluntários que queiram fazer. Habilitei o recurso do YouTube que permite a comunidade submeter legendas, para todos os vídeos. Além do português, poderia ter inglês também… para um alcance mais global.

 

Me segue lá, se inscreva, e participe com comentários e divulgação!

Obs: o trailer de apresentação do canal tem um metagame embutindo no fundo… veja na descrição do vídeo.

>>> CLIQUE AQUI: FAZENDO JOGO! <<<

Anúncios