WAU, SOMA é incrível. Dos mesmos criadores de Amnésia, este jogo de aventura, ficção-científica, com terror, é um excelente exemplo de ambientação e narrativa. Pode ser considerado survival horror, mas eu acho que é mais aventura pois o terror não é constante. O gráfico em alguns raros momentos não é tão bom (vi umas texturas borradas e objetos meio quadrados), mas a construção do ambiente no geral é bem detalhada, a atmosfera muito boa.

SOMA_7

Parece até uma experiência AAA! A empolgação com a história, tensão e imersão me lembrou as grandes produções. Claro que tem poucos personagens, alguns são só o desenho do rosto em uma tela, poucos inimigos, nenhum combate ou upgrade, etc. A maioria das coisas que fazemos é andar no cenário, buscar item de um lugar e levar para outro, evitar algumas criaturas (usando stealth) e pronto. Se você não se importa com isso, não procura combate frenético, não acha ruim alguns momentos de solidão dentro do jogo, então eu recomendo. A narrativa é ótima e bem criativa. Conseguiram desenvolver um universo único, cheio de elementos interessantes. Algumas coisas achei forçado ou pouco explicado, mas em linhas gerais é ótimo.

SOMA_6

Não quero detalhar a história por questões de spoiler, quanto menos souber do que se trata melhor. Posso dizer o básico: uma pessoa comum (você no caso), sofreu um grave acidente de carro. A batida na cabeça criou uma espécie de sangramento lento que irá te matar em poucos meses. Tentando achar algum tratamento, você aceita ter seu cérebro escaneado num procedimento experimental. Um pesquisador está trabalhando em um projeto que o modelo digital de um cérebro poderia servir como base para uma I.A. tratá-lo, e com este conhecimento desenvolver um tratamento real. Assim que você senta na cadeira para digitalizar sua cabeça…

SOMA_1

Bem, paro por aqui, o resto já é spoiler. Cuide que algumas análises deste jogo contam o que acontece, achando que ainda faz parte da sinopse…. Realmente tudo isso são somente os primeiros minutos de jogo, e MUITA coisa acontece depois. Mas quanto mais surpresa melhor. Então não leia nada sobre ele, nem wikipedia, nem a descrição no Steam! A história é bizarra e depois vai fazendo algum sentido. O legal é que o jogador vai descobrindo junto com o personagem.

E tem aquele momento quanto ele se vê no espelho… tá parei.

É um ótimo exemplo de como um estúdio indie esforçado consegue criar uma “superprodução”. Levaram 5 anos fazendo… mas valeu a pena. O design de som é fantástico, ajuda muito na atmosfera, principalmente nos momentos de terror. Alguns inimigos visualmente não dão medo, mas o som é tão angustiante que te deixa apavorado. Recomendo usar um sistema 5.1 para ouvir os passos na sua volta…

SOMA_4

SOMA está disponível para PC e consoles. É um pouco salgado para um jogo indie ($), porém fique de olho, pode aparecer alguma promoção.  

“Uma história intrigante sobre identidade, consciência e o que significa ser humano.”

Obs: a primeira palavra deste texto tem um significado especial para quem jogou…

SOMA_2

Anúncios