Ser jogador no Brasil não é fácil. Temos os jogos mais caros do mundo e ainda sofremos com a incompetência das divisões brasileiras das grandes publicadoras internacionais.

Este pequeno artigo fala de 3 casos que ocorreram comigo, mas certamente houveram outros por ai… O meu objetivo é alertar os consumidores a sempre reclamarem e exigirem seus direitos quando erros acontecerem. Pode dar algum trabalho mas sempre compensa.

 

Caso 1: É God of War ou Uncharted afinal?

Por algum motivo estranho (baixas vendas?), o último GOW teve um preço oficinal super reduzido pouco tempo depois do lançamento no Brasil. Este foi o maior motivo para comprá-lo.

O primeiro GOW com multiplayer! E para ele funcionar precisava colocar o código online, registrando na conta PSN. Dentro da caixa vinha um folheto com o código, tudo normal. A minha surpresa foi na hora de registrar o código, apareceu na tela “Uncharted 3 online pass”… WHAT?!!

Sim, acreditem, a versão brasileira do GOW Ascension veio com código do online pass do Uncharted 3… Que erro mais bizarro e grosseiro.

 

Bem, lá fui eu entrar em contato com o suporte da Sony Brasil. Eles pediram várias informações, até o serial do meu console, foto da nota fiscal, etc. Disseram que iam enviar o código correto em 5 dias úteis. Fiquei esperando e nada.

Entrei em contato mais uma vez, mesma resposta, era para aguardar. Nada.

Repeti a operação, mesma coisa…

 

Acabei colocando uma reclamação no Reclame Aqui, onde a Sony respondeu que não conseguiu contato comigo (?!), pedindo que eu entre em contato pelo SAC. Respondi que já tinha ligado várias vezes…

Enfim, só depois desta postagem no Reclame Aqui é que acabei recebendo um email, pedindo ainda mais informações (até foto da caixa do jogo!). Enviei tudo e nada de resposta… Passou 1 mês, reclamei de novo por email e ai FINALMENTE enviaram o código certo.

Resumo da novela: 2 meses de reclamações até conseguir… Que atendimento fantástico, hein Sony Brasil?

selo_qualidade

 

Caso 2: Localização em português prometido mas esquecido.

Mais um da Sony, mas desta vez acabou sendo um bom negócio…

Comprei Beyond: Two Souls próximo do lançamento, pois gosto bastante dos jogos da Quantic Dream. Como é padrão atualmente – e haviam prometido, deveria vir com legendas e dublagem em português. Só que por algum motivo esta versão de lançamento só estava em inglês.

Pra mim dublagem não faz falta, até gosto da legenda, porém não consigo jogar dublado. Mas como a Sony prometeu trocar os jogos pela versão correta, entrei em contato com o site que comprei (Balão da Informática) e eles solicitaram o envio do produto, como se fosse uma devolução, sem custo. A vantagem é que nesse meio tempo eu já tinha jogado e platinado, então não tinha interesse em trocar pelo mesmo jogo. Como o site acabou me dando um vale-trocas para qualquer produto, peguei GTA V.

Ou seja, acabei jogando Beyond de graça, por erro da Sony. Mas enfim, neste caso tudo funcionou bem. Levei uns 20 dias trocando emails com a loja, entre o pedido, receber código de postagem, enviar pelo correio, retornarem com o vale-troca, mas tudo bem, valeu a pena!

 

Caso 3: Edição de lançamento com mapa físico… cadê?

Agora com a Konami… Ela prometeu que a edição de lançamento do MGS V teria um mapa físico do mundo do jogo na caixa. Na verdade eu nem sabia disso, acabei vendo em um site a notícia que o público reparou em uma conferência dos representantes da Konami no Brasil sobre o lançamento do jogo, onde diziam sobre o mapa, e a partir da reclamação – afinal não veio mapa nenhum – a Konami iria dar um jeito de entregar este brinde. Porém deveria ser feita a notificação no suporte do site americano, já que a Konami não tem site brasileiro (só um twitter pelo que vi).

mapa_promessa

Eu já tinha jogado grande parte do jogo e esse mapa parecia bem inútil, mas se é meu direito, também quero! Faz parte do pacote e vira um item de colecionador… Então fiz minha reclamação no site, achando que levaria meses até chegar (será que vem do Japão?). Eles só pediram cópia da nota fiscal e disseram que iam mandar.

Pra minha grande surpresa, pouco mais que 1 semana depois (!) chegou um envelope grande, carta registrada urgente, de uma empresa qualquer. E o meu mapa estava dentro! Não foi a própria Konami que mandou, terceirizam com outra empresa. O mapa é realmente inútil para auxiliar no jogo, que ele próprio tem o mapa no menu… mas é bem interessante e grande, segue imagem abaixo. De um lado Afeganistão, do outro Angola. (Vejam que a Konami errou porém foi muito eficiente em resolver o problema.)

MGSV_mapa1

MGSV_mapa2

Então é isso, fique de olho e exija seus direitos!

Anúncios