Se você tem um blog do wordpress já deve ter sofrido com o problema da linha em branco. Talvez aconteça em outros serviços de blog também, não sei. O fato é: escreveu o post, tudo formatado como quer, então publica e… as linhas em branco entre os parágrafos sumiram!

       <= (exemplo de linha em branco/espaço que desapareceria, acabando com a organização do seu texto)

 

Que coisa mais irritante! Não adianta editar, mudar o texto, ao visualizar ou publicar as linhas são removidas automaticamente.

Por algum motivo de formatação do código html (a estrutura base das postagens), acontece este problema. Se você tem o wordpress pago, que permite baixar o sistema e colocar em um servidor, tem como adicionar plug-ins para resolver isso. Alguns criam um novo botão no editor para adicionar linhas extras que realmente ficam lá… Porém a versão gratuita não tem suporte aos plug-ins (meu caso).

wordpress_irritante

 

Então, depois de brigar muito, resolvi o problema da seguinte forma:

É um programa grátis da MS para escrever artigos em blogs, muito útil, fácil de usar e o resultado fica perfeito. Ele faz a publicação do texto com as imagens, tudo automático.

Este aplicativo é bom mas antigo (2012 última versão), a MS abandonou o seu desenvolvimento. Existe uma versão criada pela comunidade do software livre, que faz as funções dele (visualmente idêntico) chamado Open Live Writer, e no futuro pode ter novos recursos já que estará em constante evolução. No momento está quase na versão 1.0, sendo um mero clone do writer original (podendo ter bugs), de qualquer maneira vale a pena ficar de olho no futuro.

 

Com o antigo tema do meu blog, escrever no writer era a solução perfeita. Sugiro que você experimente.

 

Mas… troquei o tema a pouco tempo, estou usando um mais moderno, com imagens para cada post na capa principal do blog. Estas imagens são carregadas na parte de “imagem destacada” no editor online do wordpress. O writer não tem suporte a isso… Outro problema é que com este tema, se eu justificar ou centralizar o texto no writer, não funciona no blog… O código gerado por um não dá certo com o outro.

E caso eu escrever no writer, enviar para o blog como rascunho, editar lá para justificar o texto, as linhas em branco somem! O editor online do wordpress tem duas abas, visual e html. Qualquer alteração manual na aba visual acaba com as linhas… Mesmo sem alterar, só de trocar uma aba para a outra, o problema acontece…

editor_wordpress

Se isso também ocorre com você, siga estes passos:

  • Escreva todo o artigo no writer do que jeito que quiser, como se fazia antes. Coloque figuras, alinhe o texto, etc. Quando estiver 100%, envie para o blog como rascunho (tem um botão para isso), não publique ainda!
  • Agora entre no editor online do wordpress, certifique-se que ele está na aba html (não troque para aba visual nunca mais!) e carregue o rascunho. Um bloco maciço de código irá aparecer.
  • Carregue a “imagem destacada” se o tema do seu blog usar este recurso.
  • Visualize a publicação. Se estiver perfeito, parabéns! É só publicar.

****Se você usou texto justificado ou centralizado e ele não ficou do jeito que deveria (acontece comigo), então abra o bloco de notas do windows (notepad; não use o word pois o texto fica com uma influência demoníaca e dá tudo errado depois!), copie todo o bloco de código do editor online para dentro do notepad. Usando a função replace do notepad, troque todas as aparições da tag 

troca_justify

 

 

 

Faça a mesma coisa para centralizar o texto, se usou este recurso, troque

troca_center

 

 

 

  • Agora selecione todo o código no notepad, copie e cole no editor online do wordpress, sobre o código antigo, para substituir. Visualize o artigo e deve estar tudo perfeito! Publique e pronto.

 

A grande vantagem de usar o writer e enviar como rascunho para o wordpress, é que ele permite ver o texto realmente como ficará, insere sozinho o código da linha em branco, envia as figuras para o wordpress automaticamente. Depois é só corrigir as tags e colocar a imagem destacada se for o caso.

Caso não quiser ter este trabalho e o artigo for curto, pode escrever direto no editor do wordpress (aba visual), e após trocar para a aba html e adicionar o seguinte código manualmente quando quiser uma linha em branco

codigo_branco

 

 

Desde que não volte para a aba visual, irá manter as linhas. Quando o artigo é grande e fica um bloco imenso de código, é confuso demais editar na mão, mas em outros casos resolve também.

 

Eu já acostumei escrever pelo writer, acho muito prático e mais ágil, para colocar figuras é só arrastar do windows para dentro dele e abre na hora, para colocar vídeos é só escrever

codigo_video

 

 

É isso, espero que ajude. Este problema é muito irritante. Pode parecer um trabalhão usar outro programa, copiar e colar texto para substituir tags…, mas você vai ver que é a forma mais rápida de deixar tudo perfeito sem brigar com a plataforma.

O wordpress poderia uma dia perceber que se o usuário está na aba visual ele realmente gostaria que o texto ficasse exatamente do jeito que deixou no artigo, mas até lá precisamos usar outros caminhos para dar certo. Depois de tantos anos, acho que nunca mudará. Boa sorte.

Anúncios