Você já tentou ver um filme no media player nativo do PS4 e deu erro de codec de áudio, ficando mudo? Dependendo do filme funciona ou não? Por que isso acontece?

 

Uma explicação rápida antes de mais nada: o formato do arquivo, como .mkv é só um container, ele embrulha vários dados em um arquivo só. Os dados que podem existir são o vídeo, áudio (podem haver várias trilhas de áudio se o filme tiver dublagem em várias línguas) e outras informações como legenda se ela for integrada. E estes dados tem os seus codecs individuais. O codec é a forma como os dados são codificados. Por isso um filme .mkv pode funcionar e outro não, porque o codec interno de vídeo ou áudio pode variar.

 

O media player do PS4 suporta estes formatos de arquivo e codecs: http://manuals.playstation.net/document/gb/ps4/music/mp_format_m.html

Para você ver qual codec o vídeo e áudio do seu filme usa, abra o arquivo em um player no PC e vá nas opções de informação do arquivo. Ou pode usar algum programa mais simples dedicado a exibir estas informações como Moo0 Video Info.

Caso o codec do áudio não estiver de acordo com o que o PS4 lê, o filme vai ficar mudo (um caso comum é o formato DTS, incompatível).

 

Uma solução seria fazer todo o processo de converter o filme para um codec suportado, usando algum software para isso. Só que o processo seria muito demorado e poderia afetar a qualidade do vídeo/áudio.

Já que o problema é só no áudio, teria como somente converter a trilha de áudio e não modificar o vídeo? Sim! Existem alguns programas para isso, mas o único que testei e funcionou plenamente foi este:

PopCorn MKV AudioConverter

popcorn_converter

A vantagem de usar ele é que o vídeo fica exatamente igual como antes e a conversão do áudio não demora mais que 10 ou 15mins!

É só baixar e rodar. Ele vai pedir permissão para baixar uns pequenos programas extras necessários para seu funcionamento. No meu teste este download automático não deu certo, o arquivo veio em branco. Então tive que manualmente baixar. É só verificar as marcações em vermelho informando que está faltando alguma coisa, clicar no botão próximo com um ícone de mundo para abrir o site da ferramenta. Então baixe e abra na mesma pasta do programa principal. Feche o conversor e ao abrir novamente ele irá detectar o caminho dos programas, caso contrário é só informar. Faça isso algumas vezes e até não ter mais marcações em vermelho e tudo ficar configurado. Então estará pronto para funcionar.

 

Para o caso do vídeo que estava ajustando, queria converter o áudio de DTS para Dolby Digital.

Então deixei marcado Convert DTS tracks, na aba DTS, com a opção Convert to Dolby Digital, escolhi o bitrate maior possível (640), e ali na parte de File specification escolhi o arquivo que será processado, o arquivo de saída, e cliquei no botão RUN. Então basta esperar o processo acabar (não tem barra de progresso visível, em uma parte do processamento parece que está trancado mas é só ter paciência) e pronto!

 

E as legendas?

Não custa nada dar a dica de como ver as legendas no player do PS4, já que não é algo tão óbvio. Você vai precisar do arquivo de legendas formato . srt com o mesmo nome de arquivo na mesma pasta do filme (nada de novo até aqui), mas o player do PS4 ignora a legenda. É necessário ir nas configurações gerais do console depois em ACESSIBILIDADE -> LEGENDAS OCULTAS e então mandar exibir as legendas. Ai de volta no player, em OPTIONS vá no ícone CC (closed caption) e ativa.

Se a legenda for exibida com problemas, especialmente onde seriam os acentos, abra o arquivo .srt no notepad (bloco de notas) do PC e vá em ARQUIVO -> SALVAR COMO -> mude a codificação para UTF-8. Salve por cima.

 salvar_como

 

Lembrando que o PS4 só encontra o filme se ele estiver em alguma pasta, na raiz do pen drive ou HD externo não vai funcionar.

É isso, bom filme!