Não seria interessante reunir em um único lugar todos os termos clássicos usados em game design? De forma que qualquer interessado poderia contribuir com definições, adições de novos termos, organização geral, etc.

Então montei um documento inicial, sem nenhuma pretensão de onde isso irá chegar. Se crescer de forma orgânica com a contribuição de várias pessoas, poderia se tornar um material realmente útil. (Algo como uma Wikipedia do game design?)

glossario

Fiz da forma mais prática e simples possível, criei uma planilha pública e aberta a edição, que reúne alguns termos importantes na minha opinião. Mas não coloquei definições destes termos, estimulando a participação de outras pessoas.

(Obs: divulguei este material primeiro para meus alunos da Unisinos, então uma boa parte do conteúdo inicial foi preenchido, mas há muito espaço para refinamentos e principalmente adições de termos novos.)

Quem colocar qualquer conteúdo novo como definições, comentários, ou até editar definições já existentes, pode assinar na coluna de AUTORES, semelhante ao jogo No Man´s Sky que permite batizar novos planetas que são visitados pela primeira vez. 🙂

A planilha pode ser organizada por categorias como termos usados somente em level design ou outras áreas específicas, além de termos gerais usados em todas as áreas de game design. É uma sugestão, no momento é só uma lista geral sem nenhuma grande organização formal.

Evidente que os termos listados por mim são somente o início, a ideia é que este material cresça e seja refinado por qualquer pessoa interessada em game design.

Participe e compartilhe!

Aqui está:

Glossário Universal de Game Design

Anúncios