Você sabia que com 1 jogo é possível conseguir 3 platinas?

platinas

 

Lá na época do PS3 os troféus surgiram, então no perfil da PSN bastava salvar a lista dos jogos, com os troféus conquistados de cada um. Ai lançou o Vita, e alguns jogos tinham duas versões, podendo rodar tanto no portátil como no console de mesa. Com isso no perfil da PSN ficou salvo duas entradas para o mesmo jogo, um da versão PS3 e o outro Vita, de forma separada. Para saber de qual plataforma era, havia um pequeno ícone abaixo do nome do jogo.

 

E ai chega o PS4… e aconteceu a mesma coisa, agora eram 3 entradas para o mesmo jogo, se ele tinha versão para os 3 sistemas.

Só que em algum momento deste processo a Sony parece ter se dado conta que estava triplicando os troféus de alguns jogos, se o jogador usasse todas as versões disponíveis. Então unificou, deixando salvo no perfil da PSN somente uma vez o nome do jogo, com os ícones indicando que poderia ser jogado em outras plataformas.

 

Mas… pelo menos um jogo ainda permanece no formato antigo, triplicando os troféus. Como este jogo é cross-buy e cross-save, você compra uma vez e tem acesso a todas as versões, e pode compartilhar o save entre todos os sistemas, não precisando rejogar tudo para conquistar os troféus que já foram destrancados em outros dispositivos.

Sei lá porque isso aconteceu, se a Sony esqueceu de verificar ou o estúdio esqueceu de fazer a correção…

Talvez existem outros jogos assim, porém o que único que conheço é: Sound Shapes (aquele de plataforma com elementos musicais, muito bom).

sound

 

Então siga estes passos para ter 3 platinas com ele:

  • Você vai precisar comprar o jogo uma vez onde preferir (PSN americana ou brasileira), e ter PS3, Vita e PS4.
  • Baixe a versão que quiser e jogue onde achar melhor.
  • Platine ele. (a campanha principal é bem fácil e curta, porém há desafios extras que são ABSURDAMENTE DIFÍCEIS, você vai precisar de muito treino e paciência)
  • Use o cross-save, vá nas opções do jogo e mande salvar na nuvem.
  • Baixe o jogo em outro dispositivo, e com a mesma conta de usuário, carregue o cross-save indo nas opções do jogo. E ai é só assistir todos os troféus sendo destrancados automaticamente, até platinar de novo.
  • Repita a operação no sistema que faltou. Pronto, 3 platinas!

Como alternativa você pode começar a jogar em um sistema, continuar no outro, voltar ao anterior, etc. Eu joguei quase tudo no PS3 mas fiz os desafios mais difíceis no Vita, já que precisei praticar muito e era mais prático fazer isso no portátil sempre que possível.

 

 

Mas espere, ainda pode ficar melhor: que tal MAIS 3 PLATINAS do mesmo jogo??

Sim é possível! Porém vai ter custo extra…

 

Eu tenho um amigo na PSN que tem 160 PLATINAS!!! (OMG!!! FAKE? Provável…) Se for verdade é um dos maiores platinadores do mundo… Dei uma olhada no perfil dele e vi que tinha as 3 platinas do Sound Shapes, assim como eu, só que mais embaixo da lista aparecia de novo outra platina do jogo versão PS4… e logo mais DE NOVO e DE NOVO!!! Ou seja, só deste jogo ele tinha 1 platina do PS3, 1 do Vita, e 4 DO PS4!!!! COMO É POSSÍVEL??? MAGIA NEGRA?

 

Mandei uma mensagem perguntando como fez essa macumba, ele disse que a versão japonesa, coreana e européia do jogo contam com conjunto de troféus separados!!!!! Então pelo que entendi, ele comprou novamente Sound Shapes nestas lojas e usando seu perfil principal que tinha platinado, com o cross-save, conseguiu destrancar estas platinas extras, totalizando 6 PLATINAS DO MESMO JOGO!!!!

Já houve uma época de promoção que este jogo esteve de graça, se não me engano, talvez ele tenha aproveitado e baixado estas versões extras sem custo. Caso contrário, só comprando de novo, mais 3 vezes. (ou se é fake, bom ai pode ser qualquer outro esquema…)

 

Enfim, está ai a receita para ter várias platinas do mesmo jogo. Seja comprando ele uma vez, ou várias, se você achar que vale a pena (se o vício por troféus chegar a este ponto  🙂 ).

 

Alguém conhece outro título que tenha conjuntos de troféus separados para os 3 sistemas da Sony?

Anúncios