Quem é Jeppe Carlsen? Ele foi o diretor de gameplay do Limbo, aquele jogo muito interessante do menino em uma espécie de purgatório, feito em silhuetas.

Mas estou aqui para falar do seu projeto solo – 140. Ele fez o jogo todo (usando Unity, durante suas horas vagas em aproximadamente 2 anos de trabalho), só teve o auxílio de um músico e outro artista conceitual.

140-logo

É um jogo de plataforma absurdamente simples. Só andar para os lados e pular. Deve evitar os perigos e chegar no fim da fase. Tudo que é perigoso é feito com uma textura de “chuvisco”, como uma TV fora do ar. Todas as plataformas são formas básicas retangulares com cores lisas, sem textura… É super minimalista.

Mas o grande diferencial é a sincronia dos elementos do cenário com o áudio. Você vai precisar encaixar seus movimentos com a música para ter sucesso. Pura sinestesia!

A trilha sonora tem 140 batidas por minuto, eis o nome do jogo! Outro detalhe interessante é que ele não possui nenhum texto, somente os números na tela de título é o resto é gameplay puro. Ou seja, é universal, mais uma vantagem da simplicidade, não precisa de tutorial.

140-5

140-11

Tem algumas pequenas variações de gameplay como um campo de força que te empurra para cima, etc. Mas o básico é plataforma tradicional, sem itens, upgrades, ou qualquer outro elemento que estrague a total elegância do gameplay. O jogo tem 3 bosses bem criativos que vão exigir habilidade e ritmo afiado do jogador. Aliás o último chefe vai dar um nó entre seus olhos, ouvidos e mãos!

É um ótimo exemplo de como um desenvolvedor praticamente sozinho consegue criar uma experiência muito boa usando somente a criatividade, sem nada tecnicamente complexo.

140-1

140_02

E mesmo assim ganhou menção honrosa em excelência técnica no IGF 2013. E levou o prêmio de excelência em áudio!

É uma experiência curta, em 1h dá para finalizar o modo principal. Depois tem a opção de jogar as fases invertidas, porém se morrer começa tudo do início, e ai fica desumano.

2353082-140

image1

Eu curti muito e recomendo se você encontrar ele em alguma promoção que crie um bom custo-benefício, já que é bem curto e simples. Mas é o tipo de simplicidade boa, exemplo de elegância e criativaidade no level design. Boa inspiração para criadores indies.

Disponível no Steam: http://store.steampowered.com/app/242820/