Esta é a análise mais inútil que você já leu… Não irei comentar com detalhes as mecânicas nem a história, só direi isso: JOGUE.

Estou falando de Brothers: A tale of two sons, produção da Starbreeze Studios. É uma experiência curta mas memorável.

brothers-a-tale-of-two-sons

Ok, a base da história eu conto: a aventura de dois irmãos que partem em busca da cura para a doença de seu pai.

Todas as conversas entre os personagens são feitas em alguma língua irreconhecível, além da linguagem corporal, então é possível entender tudo de forma universal sem ficar preso a alguma língua específica.

 

A maior inovação é que se trata de um jogo co-op em single player… Cada personagem é controlado ao mesmo tempo pelo jogador, movimentando com as alavancas analógicas no caso dos consoles, além de um botão de interação por personagem. No PC pode ser feito tudo pelo teclado, apesar que a máquina costuma apitar se pressionar muitas teclas ao mesmo tempo… isso atrapalha um pouco.

BrothersATaleOfTwoSons22

No início pode parecer sem graça, só anda pela vila interagindo com outros personagens (a reação de cada NPC é diferente com cada irmão)… mas assim que a aventura começa a seguir por outros locais, o jogo entra num ritmo irresistível, difícil conseguir parar. A história é simples mas tem algumas reviravoltas interessantes. Contém um forte apelo emocional, apesar que achei um pouco forçado para “criar drama”; talvez precisasse de um ritmo mais suave para emocionar de verdade, criando mais antecipação. Mas gostei mesmo assim.

 

Em termos de gameplay esse controle duplo dos personagens foi misturado com várias outras ideias bem criativas para interação com cenário e outros elementos. Lembrando que não há violência direta no jogo, nenhuma arma envolvida.

 

Não quero falar mais nada para não estragar as surpresas, então não perca mais tempo, é um título que merece ser apreciado. Ganhou ótimas avaliações e uma boa repercussão apesar de não ter recebido nenhum investimento significativo em propaganda na época do lançamento.

Brothers-1

Os gráficos são fantásticos em algumas partes, é uma produção excelente. Notei alguns problemas de animação como quando os personagens “colam” no cenário em certos momentos, mas nada grave.

 

Está disponível no Steam e nos consoles em forma digital. Altamente recomendado!