Vou passar aqui algumas dicas simples para os donos de PS3. Talvez possa ser útil para alguém:

 

 

– Limpando HD sem apagar “nada” dos seus arquivos

 

Essa é para você que está com HD quase lotado de jogos, vídeos, músicas, fotos, mas quer liberar algum espaço para colocar mais coisas… Claro, se possível, sem apagar nenhum dos seus dados.

 

Bem, tem um tipo de arquivo que é inútil e que pode estar esquecido no seu HD… os patch de jogos velhos!!!

 

Não sei se todo mundo se deu conta disso, mas todos os jogos antigos que você jogou, todos aqueles que pegou emprestado, desde que comprou o console, muitos deles tiveram patchs que foram instalados. Alguns podem ter mais de 2Gb… Pense em todos os anos de vida do seu console, quantos jogos já passaram por ele, quantos patchs completamente inúteis ainda estão no seu HD ocupando espaço…

Pelo que pude perceber, os patchs de jogos instalados via download são incorporados neles e por consequência apagados com o jogo quando ele for removido. Mas isso não acontece em jogos de disco…

Então recomendo: está precisando de espaço? Extermine os patchs velhos!

Lembrando que este procedimento de remoção não afeta seus arquivos de save, eles estão guardados em outra pasta do sistema.

 

Como fazer:

No menu do PS3, na categoria Game, vá em Game Data Utility.

data

Verifique na lista os dados de jogos que não interessam mais. Pressione triângulo e vá em Information. Veja o tamanho, podem ter arquivos pequenos com alguns Kb, que são só configurações do jogo e não valem a pena serem apagados.

 

Continue olhando os arquivos, quando achar algum grande, vá na opção Delete e acabe com ele.

Não tem como apagar tudo de uma vez só, precisa ir um por um.

Eu fiz uma boa faxina nesses patchs e consegui liberar mais de 40Gb! Nada mal para dados completamente inúteis…

 

Se um dia você voltar a jogar algum desses jogos, eles irão pedir para instalar novamente os patchs, então não é uma ação drástica sem volta, pode limpar tudo sem medo.

 

Obs: na pasta Saved Data Utility ficam os seus saves, não mexe ali! (mesmo porque eles são pequenos e não fariam diferença apagar).

 

Para verificar quanto espaço disponível tem no HD do console, vá em Settings – System Settings – System Information.

 

 

 

– Vendo filmes do PC

 

Acho que essa todo mundo sabe, mas não custa divulgar um pouco mais: existe um media server excelente (não oficial da Sony), chamado PS3 Media Server (nome perfeito hein?).

 

Com ele você pode acessar qualquer mídia do PC compatível com PS3 (foto, música, vídeo) e usufruir na sala. Eu uso para filmes, mesmo com codecs que o PS3 não aceitaria, o media server dá um jeito de funcionar. Até pode haver uns vídeos com codecs mais “exóticos” que rodam no PC e não funcionam no console, mas na grande maioria dos casos dá certo.

 

É muito simples o uso, basta instalar no PC e rodá-lo; em alguns segundos ele irá detectar o PS3 na rede (deve estar ligado na mesma rede que o PC está usando, evidentemente) e ai é só acessar o conteúdo no console, indo na categoria que quiser, como Video, e entrando no link do Media Server. Para uma melhor experiência recomenda-se rede por cabo.

media server

PS3-PMS-Video-Source

Se o filme tiver vários canais de áudio, basta ir na pasta transcode que aparece junto com o nome do filme (no PS3) e escolhar outra opção de áudio. Para carregar legendas é só ter o arquivo .str com o mesmo nome do arquivo do filme, na mesma pasta, no PC.

PS3-PMS-Video-MEncoder

Dicas de uso: Para pular o filme aperte quadrado, escolha outra parte e pronto, mas não tente retroceder ou avançar enquanto assiste. Se o filme der uma engasgada no início, faça uma pausa com X e aguarde alguns segundos para o cache resolver o problema, continuando a exibição com X novamente.

Se tiver algum outro problema de reprodução, pode ajustar várias configurações na aplicação.

 

(Obs: No PS4 não será possível usar media servers, que porcaria hein? É a Sony querendo empurrar os serviços de aluguel de vídeos e músicas pelo console, só que não funcionam no Brasil…)

 

 

 

– Criando várias contas PSN com somente um email

 

Na verdade esta dica é sobre o gmail. Ele tem um sistema de redirecionamento automático que permite criar qualquer variação do seu email principal, sem precisar de nenhuma configuração extra. Encontrei essa informação por acaso e acredito que não seja bem difundida.

Isso é muito útil para criar diversos endereços únicos de email e registrar em várias contas PSN, recebendo todas as mensagens no email principal.

gmail-logo-575x254

 

Funciona assim: imagine que seu email é fulano@gmail.com

Você pode adicionar “+” e colocar qualquer palavra após o nome do usuário (antes da @) que receberá normalmente na sua conta. Faça um teste, mande uma mensagem para fulano+qualquer_texto@gmail.com e veja que receberá normalmente.

 

Então se você quer criar contas PSN de vários países, é só cadastrar variações do seu gmail, como por exemplo:

  • fulano+brasil@gmail.com
  • fulano+eua@gmail.com
  • fulano+europa@gmail.com
  • etc…

Use o nome do país ou continente, ou qualquer outro termo que faça sentido. É uma forma muito prática de centralizar todos seus emails em uma conta única e não precisar criar manualmente estas variações.

Realmente não existe concorrência para o gmail…

 

Era isso, espero que algumas dessas dicas possam ser úteis para você!