O nosso evento sobre desenvolvimento de jogos na Unisinos – GDS 2011 – está chegando! Será dia 25 e 26 de agosto. O cronograma está sendo feito, assim que tivermos tudo definido irei divulgar aqui.

 

Mas antes disso gostaria de sugestões de vocês sobre possíveis palestrantes, temas para mesa redonda, … , enfim sugestões gerais para tornar o evento melhor. Temos interesse em abordar todas as áreas relativas a criação de jogos, como programação, arte, game design (teoria), áudio, roteiros, marketing, post-mortem (análise do projeto realizado por algum estúdio), etc. Isso tudo referente tanto a jogos digitais como jogos não digitais (tabuleiro).

 

Conhece um bom palestrante sobre algum destes temas? Conhece algum estúdio que fez um jogo recentemente e gostaria de compartilhar sua experiência de criação? Tem um board game interessante que gostaria de trazer – criação própria ou comercial (assim como jogo digital de sua autoria)? Então você pode contribuir! Sugira e comente!

Também estamos pensando em abrir espaço para exibição rápida de portfolio. É um artista e gostaria de ter 1 minuto na frente da platéia para mostrar sua arte no telão? Podemos arranjar isso. É um programador e quer mostrar suas demos técnicas? Ótimo. Pensamos em fazer uma exibição de talentos, já que às vezes falta espaço para as pessoas se conhecerem e exibirem seus trabalhos da área. Na platéia pode haver criadores indies ou até profissionais que gostariam de conhecer possíveis novos membros de equipe, então este espaço de exibição poderia dar uma ajuda a quem está começando.

 

Mas estou aqui para falar de outra idéia que tive há algum tempo, mas resolvi colocar na prática só agora: Gamer Quiz.

quiz1

Uma competição de conhecimento gamer, uma brincadeira para estimular esta cultura.

A idéia é mostrar na telão algumas screenshots, e o competidor precisa dizer qual jogo é. Quem acertar mais ganha. Seria uma atividade rápida que ocorre entre as palestras, para dar um descanso e variação no evento. Pensei nestas regras:

 

– Há um cadastro prévio dos participantes do quiz. (acredito que no máximo 5 por round)

– Um round será logo após o fim de uma palestra, em momentos já anunciados no cronograma.

– Em cada round o participante (1 por vez) deve ver a imagem na telão (screenshot de algum jogo) e dizer qual é.

– O tempo limite para cada imagem é 7 segundos (troca automática).

[ porque 10 é muito e 5 é pouco 🙂 ]

– O primeiro nome de jogo que for dito é o que vale, se estiver errado não tem outra chance de acertar aquela imagem. Desta forma o competidor precisa pensar e só falar quando tiver certeza da resposta (mas dentro do tempo). A fala só vale para a imagem que está sendo exibida no momento (há contador de tempo visível na tela). Se enquanto está dizendo o nome do jogo a imagem é trocada, ainda é válido.

– Serão 10 imagens para cada participante, fechando o round.

– Quem acertar mais imagens ganha o round atual, ganhando 1 ponto na competição geral.

– Ao final de todos os rounds durante todo o evento, o jogador que marcou mais pontos é o vencedor.

– Para facilitar um pouco, não é preciso dizer a versão do jogo, basta o nome geral. Se for God of War 3 por exemplo, basta dizer God of War.

– O narrador / coordenador do quiz irá anunciar sempre que for dito o nome correto de uma imagem.

– A premiação será o orgulho de ter vencido e talvez algum troféu / prêmio / brinde do nosso patrocinador.

 

O que vocês acham destas regras? E do quiz como um todo, seria algo interessante e divertido? Ou só uma perda de tempo? Se foram mesmo só 5 pessoas por round, cada uma levando 70 segundos para passar por todas as imagens, o tempo total de cada round seria uns 6 minutos, algo que não atrasaria muito a próxima palestra. No cronograma este tempo seria considerado evidentemente. Algo como intervalo de 10 minutos para acontecer o quiz e montar qualquer equipamento necessário do próximo palestrante.

Fiz uma aplicação em Game Maker que carrega as imagens, joga na tela e vai trocando a cada 7 segundos, além de exibir o tempo disponível para cada uma. O participante sempre escolhe antes de começar uma pasta numerada, onde foi pré-selecionado (de forma aleatória) um grupo de 10 imagens. Cada grupo foi pensado de forma que tenha 1 imagem muito fácil, uma difícil, e outras “médias”. Mas isto varia de acordo com o conhecimento de cada um, então o fator sorte também conta.

quiz2

As imagens têm resoluções variadas (pegas na internet), mas todas deixam claro de qual jogo se trata (se a pessoa souber), não há imagens confusas (ângulos estranhos) escolhidas de propósito para confundir. Todas buscam representar o gameplay ou personagem principal (sempre ingame), podendo ser jogos antigos ou recentes, mas já lançados no mercado americano.

 

Dê sua opinião sobre este e outros assuntos do GDS !

Lembrando que nosso foco sempre é criar um evento 100% gratuito, então se indicar um palestrante, considere se ele gostaria de vir sem receber nada por isso, além de nossa gratidão 🙂 .

Anúncios