No princípio só havia a Nintendo…


Quando o Wii (que era chamado de Revolution, lembram?) foi anunciado lá em 2005, eu fiquei muito impressionado. Jogar só movendo o controle?… Incrível! Seria o futuro da nova geração. Finalmente a solução para controlar perfeitamente um FPS em console (ainda mais vendo o empolgante vídeo conceitual do Red Steel)…

Bem, alguns anos depois quando experimentei o Wii (um amigo levou na minha casa), fiquei bem decepcionado. Era até divertido, mas não funcionava da forma como tinha imaginado. O Wii Sports (tênis) poderia ser jogado fazendo grandes ou pequenos arcos com a mão que não fazia grande diferença. A falta de precisão e os gráficos em baixa definição me decepcionaram um bocado. Como o videogame que mais me interessava acabou não tendo muita graça na minha primeira impressão, só entrei na nova geração com o PS3, vários anos depois.

 

Então a concorrência vai atrás…

 

 

E agora Sony e MS resolveram seguir a onda da Nintendo lançando os seus próprios controles de movimentos. O Kinetic parece ser bem interessante, mas sem precisão, pois não tem nada para rastrear a mão do jogador (especialmente inclinação). Então o MOVE do PS3 acabou atraindo minha atenção, afinal poderia ter um controle preciso com um videogame de alta definição, podendo curtir jogos casuais, familiares e também hardcore. Finalmente jogar um FPS sem parecer que estava com as mãos amarradas!

Tive a oportunidade de testar rapidamente o MOVE na GDC neste ano e gostei, parecia funcionar da forma como o Wii sempre deveria ter sido na minha cabeça. Então já aproveitei e comprei a PS EYE, que tinha um preço bem acessível lá, para me preparar ao futuro lançamento do MOVE.

 

E não resisti, dias depois do lançamento procurei alguma loja virtual para comprar o meu (afinal enquanto o JogoJusto não der certo, não dá nem para pensar em lojas brasileiras, infelizmente).

MOVE-caixa

 

Onde comprar?

 

 

 

Acho que esta é a dica mais valiosa: onde comprar com preço bom, segurança, sem ter que esperar milênios para chegar? Dentre os sites que conheço, indicados por amigos, o único que achei o MOVE no lançamento, no estoque, foi o GAME.CO.UK.

Foi minha primeira compra com eles e adorei, fiquei até surpreso com a competência. Enviaram o produto no dia seguinte do meu pedido, e em 15 dias estava na minha casa! (ainda por cima o frete é super barato: 5 libras = R$ 13,00 [metade de um sedex…]).

Na caixa do envio havia umas bolsas plásticas com ar para amortecer qualquer impacto e impedir que a embalagem do MOVE ficasse solta. Resumindo: altamente recomendado, excelente loja. E pagar em libras às vezes é mais barato que pagar em dólar.

MOVE-bolsa-ar

O único detalhe ruim é que eles não aceitam PayPal, você deve colocar o número do cartão direto no site. Mas há todos os protocolos de segurança e tudo funciona bem. Conheço mais gente que comprou lá sem problemas. Será minha loja “default” de agora em diante.

 

O controle

MOVE_visao_geral

O controle é muito leve, aproximadamente 145 gramas. É bem ergonômico e confortável para segurar e usar. Além dos botões clássicos (triângulo, círculo, quadrado, cruz, PS button) há o MOVE button no centro, que seria o botão de ação genérico que a maioria dos jogos usa. Também há o start e select discretamente nas laterais (um de cada lado), e um gatilho na parte de trás. O gatilho é o segundo botão mais usado nos jogos, geralmente para atirar, segurar, ou alguma outra ação secundária. Ele é chamado de botão T (referente a “trigger”). Embaixo há a conexão mini usb para carregar a bateria (como em qualquer dualshock3) e uma porta extra para extensão (possíveis acessórios futuros?)

 

Acompanha um manual de instruções (com o mesmo texto em várias línguas), mas resumindo diz que o MOVE não deve ser usado enquanto está ligado ao PS3 com cabo usb (carregando a bateira), por motivos óbvios, e o jogador deve tomar cuidado para não destruir sua casa e as demais pessoas a sua volta.

MOVE-manual

No mais ele tem o mesmo comportamento do controle normal, podendo controlar todo o XMB (o menu principal do PS3) com movimentos. Basta segurar o botão T e apontar para qualquer lado que o menu obedece (não é tão prático como o dualshock3 mas funciona).

 

A bola na ponta é bem macia e flexível, e não tem nenhum tipo de lâmpada dentro (caso alguém tenha imaginado isso🙂 ). A luz vem do interior do controle e acaba iluminando a bola. A cor da mesma é o jogo que determina, podendo ser alterada a qualquer instante. Útil para jogos multiplayer, quando um jogador é vermelho e outro azul. Em cada turno o controle troca de cor para indicar quem deve jogar.

MOVE-bola

Mas se usar uma iluminação fraca na sala (o que não é recomendado, pois a câmera fica com muito ruído para compensar), a luz da bola movendo no campo periférico da visão pode chamar a atenção do olho enquanto joga e talvez atrapalhar na imersão. Como tem gente que gosta do jogar no escuro, vale dizer que a luz pode incomodar levemente e a câmera poderá ter mais dificuldades em funcionar. Não é grande problema, mas ter uma luz na ponta do controle tem suas desvantagens. (além de ser um tanto quanto esquisito🙂 )

MOVE-luz

Mas nada que atrapalhe a experiência, pois o sistema funciona muito bem. A precisão é excelente, porém cabe ao jogo ser bem programado para usar isso da forma correta. Algumas demos que joguei não eram grande coisas, já outras demonstravam precisão idêntica ao movimento da mão. Qualquer pessoa segura o controle e faz o que quiser sem precisar de treino, pois é muito intuitivo.

 

Sobre os jogos, quais existem, quais prestam e quais não prestam (além da minha conclusão se vale a pena comprar o controle neste momento), irei falar em seguida em outro post (preciso de mais tempo para testar!). Mas já pude confirmar que o negócio é bom mesmo, não é propaganda furada.