Em uma época onde Resident Evil virou puro bang-bang, um jogo sem grande hype de um estúdio menor surge para dar uma lição em como fazer um verdadeiro survival horror. Amnesia: The Dark Descent, dos criadores da série Penumbra, é literalmente um survival horror, pois a única coisa que se faz no jogo é sobreviver e explorar. Não há nenhuma arma contra os inimigos.

 

Com visão em primeira pessoa e jogabilidade simples, o jogo foca muito bem na experiência de terror, com efeitos sonoros bem trabalhados e inimigos que são raramente vistos (muitos são espíritos). É incrível notar como pode ser mais aterrorizante algo invisível que lhe persegue, deixando só pegadas no chão, do que um criatura gigante na sua frente.

A mecânica mais diferente é o sistema de insanidade. Ao ficar em área escura ou olhar para os inimigos (quando são visíveis) sua insanidade aumenta, podendo chegar ao ponto de ver tudo distorcido, ficar rastejando no chão, alucinando com insetos que passam pelo seu rosto… Ao iluminar uma área (acendo velas ou usando lampião a óleo) ou resolver puzzles e evoluir na história, sua mente fica mais saudável. Porém para fugir dos inimigos às vezes é preciso se esconder na escuridão… tentando controlar sua mente perturbada.

 

Claro que o óleo do lampião dura pouco tempo, então saber quando usá-lo é importante. O jogo tem um inventário simples com alguns itens, mas sem armas. A interação com objetos é como na série Penumbra, arraste o mouse para controlar a abertura de uma porta por exemplo, como se fosse a sua mão no mundo virtual, sendo que a velocidade dos seus gestos influencia a velocidade da movimentação ingame.

Experimente jogar no escuro usando fones de ouvido, é uma sensação total de imersão e terror.

 

Obs: esta é a vantagem de apoiar desenvolvedores independentes, o jogo custa U$20!

Obs2: nota no metacritic: 8.5 crítica, 9.5 público. Nada mal, hein?

 

Tem demo no steam ou no site oficial.

Bons sustos.

http://www.amnesiagame.com/

 

Anúncios