Ian Schreiber é um game designer e escritor que fez no ano passado um curso online gratuito de game design (muito bom por sinal) no blog: http://gamedesignconcepts.wordpress.com/

(Aliás todo o material está lá, quem quiser ler ainda. É bastante conteúdo).

 

Pois bem, agora ele está fazendo outro curso no mesmo formato, mas sobre um assunto que é complicado de achar bom material: Balanceamento (Game Balance).

 

Esta parte de gamedesign é muito importante, pois pode arruinar um jogo se não for bem trabalhada. Porém é uma arte um tanto quanto esotérica, já que balancear um jogo depende muito de cada projeto em questão, pode acabar sendo uma tarefa bem complicada.

Lembrando que balanceamento se refere a uma grande quantidade de elementos: dificuldade do jogo, ritmo dos acontecimentos (pacing), equilíbrio entre todos os aspectos de gameplay e estratégias possíveis, além de várias outras questões delicadas, especialmente se for um jogo multiplayer. Enfim é um assunto essencial para qualquer game designer, e não é fácil achar bom material a respeito. Então aproveite!

 

Há uma versão paga (com aula gravada, material em ppt, etc) e outra grátis (somente ler os posts no blog). Toda semana há um post novo (começou dia 07/07). Ainda tem pouco material para ler, por isso comece logo! Por experiência própria (participei do curso anterior) não deixe acumular pois é muito material para correr atrás se não acompanhar toda semana (1 hora por post é suficiente, mas sempre há alguns “temas de casa” para fazer). Porém ele prometeu ser mais “light” desta vez, veremos!

 

http://gamebalanceconcepts.wordpress.com