Pode parecer estranho eu falar no meu blog sobre o curso que dou aula… o cúmulo do comercial, jabá, etc…

Porém esta notícia é muito importante para todos nós, com certeza colocaria ela aqui de qualquer maneira mesmo se fosse sobre outra universidade do país. Mas por coincidência foi a minha🙂 .

Bem, eis a notícia:

O único curso de graduação em desenvolvimento de jogos, na América Latina, que conta com kit´s de desenvolvimento para console é o da Unisinos (São Leopoldo – RS).


O console em questão é o PSP, e este fato se deve ao apoio da Sony. Esta relação começou com o SBGames 2007.

O SBGames é o maior evento acadêmico de pesquisa e desenvolvimento na área de jogos e entretenimento digital da América Latina, e todo ano acontece em alguma universidade diferente no Brasil. Em 2007 foi a vez da Unisinos. Eu ajudei a coordenar o festival de jogos independentes, principalmente.

Durante o evento houveram várias palestras, como vocês podem ver na seção referente no site. Uma das mais memoráveis foi do Soren Johnson, que programou a inteligência artificial do Civilization 3 e 4, além de trabalhar em Spore. No final da palestra o pessoal pegou autógrafos e tirou fotos com ele, que ficou meio surpreso. Afinal lá fora ele é mais um, mas aqui foi tratado como superstar, pois não é todo dia que vemos alguém com esse currículo…

Interessante foi que ele conferiu a festa do evento, ficou bebendo cerveja no meio de todo mundo. Por fim ele era só mais um na festa, e quando alguém esbarrava dizia: “Sorry, Soren”. Piada sem graça mas inesquecível.🙂

Programador de Civilization e Spore, além de bebedor de cerveja na noite de São Leopoldo
Programador de Civilization e Spore, além de bebedor de cerveja na noite de São Leopoldo.

Bem, além do Soren, outra palestra formidável foi da Sony, que apareceu meio de última hora com uma comitiva de 3 pessoas, querendo falar sobre apoio aos brasileiros.

Resumindo, eles disseram que o Brasil nunca foi considerado como um possível desenvolvedor para produzir jogos na plataforma Playstation, e está na hora de mudar isso. Seu objetivo é dar apoio aos estúdios locais e universidades, para treinar as pessoas em como desenvolver para consoles (primeiro PSP, PS2, quem sabe no futuro PS3).

Foi uma palestra muito empolgante para todos, afinal depois de tantos anos esquecidos, finalmente a Sony resolveu nos dar uma chance (antes tarde do que nunca). Eles disseram algo como: “Não sejam tímidos, nós queremos conversar com vocês. Depois da palestra iremos no bar aqui ao lado e queremos conversar com todos.”

Mas na real ninguém deixou eles irem ao bar, ao final bastou descer do palco para que uma nuvem de alunos sedentos por oportunidades os cercassem com bombardeios de perguntas.

Palestra da Sony no SBGames 2007
Palestra da Sony no SBGames 2007

Depois dos aplausos e lágrimas, ficou a dúvida no ar: Será que isso é só papo furado? Não vai dar em nada? Cadê os kit´s de desenvolvimento de PSP e PS2? Por que já não trouxeram na mala?

Enfim, de 2007 até hoje, houve um grande trabalho de negociação e burocracia, mas o resultado está ai  (não me envolvi diretamente com este processo, mas sei que deu trabalho). A partir desta parceria e apoio, contamos com alguns kit´s de desenvolvimento para PSP, que serão gradualmente incorporados ao curso da Unisinos.

O primeiro passo, que já foi dado, é escolher um seleto grupo de alunos voluntários (com excelência acadêmica, ou seja, ótimas notas) para começar a decifrar o pequeno monstro (PSP). A idéia é desenvolver material, tecnologia, protótipos e colocar cada vez mais isso tudo no coração do curso, com cadeiras específicas à programação para console. A Sony está sempre de olho, se surgir algo muito bom ela pode até se interessar em tocar o projeto para frente e virar um jogo de verdade.

Para os alunos é uma grande oportunidade de ganhar experiência com consoles atuais (algo bem difícil no Brasil), além de ter acesso à rede de desenvolvedores oficiais Sony, com exemplos de código, tutorial, e tudo mais que estiver lá. Muito bom isso no currículo, hein?

Este é um grande passo para a área acadêmica no país, espero que outras universidades também contem com este apoio e que possamos juntos construir melhores oportunidades para quem quer viver de jogos digitais por aqui.

Mais informações:

Curso de graduação em jogos digitais na Unisinos.

Cobertura da palestra da Sony no SBGames 2007 (UOL Jogos) – aqui e aqui.