Os animais adestrados fazem seus truques porque sabem que depois irão ganhar alguma comida especial. Da mesma forma, podemos viciar o jogador dando algum tipo de recompensa pelo seu tempo gasto no jogo, pelas conquistas de suas vitórias.

 

Esta recompensa pode ser de várias formas, alguns exemplos:

 

  • Algo útil: Receber algum item ou outro elemento útil no jogo; (ex: Gradius V dá um continue extra a cada hora de jogo; muitos jogos liberam novos golpes/armas conforme o jogador vai vencendo os desafios/fases)

 

  • Prestígio: Alex ressalta a ação heróica do jogador em HL2 ep1; além de aumentar o ego dá uma sensação maior de fechamento na batalha com boss.

 

 

 

  • Visual: assistir uma cutscene, explosões fantásticas, algum evento interessante, poder observar inimigo morto de perto… (Ex: HL2 ep1, batalha da nave no galpão: ao derrotá-la sua carcaça desaba no meio do cenário. O jogador pode então com calma olhar de perto os detalhes da criatura, afinal sempre viu ela de longe, nos céus)

 

Que outras formas de recompensas podemos ter em um jogo ? Participe com sugestões e exemplos…