Produzido por Sierra

Ano: 1995

 

 Com o surgimento do CD-ROM, os jogos ficaram com visuais incríveis, som de qualidade, dentre outras melhorias. Infelizmente a jogabilidade era bem fraca em diversos casos, mas os gráficos impressionavam. Com o tamanho enorme de armazenamento do CD em relação ao disquete (ainda lembram o que é um disquete ?🙂), começaram a surgir uma onda de jogos que utilizavam atores reais para cutscenes e até ingame. Afinal naquele tempo era muito mais complicado fazer computação gráfica de qualidade do que contratar um ator. Ex: Lembram de MegaRace com aquele apresentador chato (Lance Boyle) ?

Pois bem, demorou um bom tempo para eu poder curtir algum jogo em CD pois tinha que adquirir o fantástico “Creative Blaster Kit Multimídia”, um mega upgrade que incluía placa de som e drive cd-rom. Poder apertar um botão no seu gabinete e ver a tampa do CD saindo sozinha para fora era algo digno de ficção científica, o futuro tinha chegado! O melhor mesmo era o som, sem mais bigs e bogs do autofalente interno…

Esse upgrade era um belo investimento ($$), mas tornava a sua máquina uma central multimídia completa. Ah, e ainda era possível ouvir música de CD no computador !! Realmente impressionante.🙂

 

Enfim, naquela época surgiu uma locadora de CD´s no centro de Porto Alegre, era ótimo. Mesmo se não tivesse como acabar o jogo no tempo da locação, era possível degustar pérolas como Full Throttle, Rebel Assault, Star Wars: Dark Forces, dentre outros. Porém era difícil achar estes títulos “top” disponíveis, estavam sempre locados.

 

Foi num dia desses que encontrei lá um jogo desconhecido para mim, chamado Phantasmagoria. Era um adventure de terror, parecia bom pela caixa, então resolvi locar. Para minha surpresa ao passar no balcão para pegar o jogo, tinha um pilha de 7 CD´s me esperando !!! Holy s%#$ !

Que monstruosidade de jogo ocuparia tudo isso ??? Quase pensei em desistir pois nem tinha uma pasta adequada para carregar tanta coisa pelo centro da cidade… Afinal todos os CD´s tinham suas caixas, ocupavam um espaço enorme. Mas resolvi encarar, dei um jeito de transportar aquilo e fui para casa experimentar o jogo.

Bem, foi uma experiência ótima, até hoje me lembro dele. Consegui acabar toda a aventura no tempo de locação (1 semana?, algo por ai). O jogo não era tão grande em tempo de gameplay, ele ocupava tantos discos porque era todo gravado em vídeo. A personagem principal era filmada, ou seja, a atriz passou meses gravando uma infinidade de movimentos em fundo azul, para compor as imagens do jogo (o resto do cenário era feito em computação gráfica, por sinal muito boa para época, mas um tanto quanto feio hoje em dia).

 

A atriz da produção (a personagem jogável) foi a Victoria Morsell, e a história do jogo escrita pela fundadora da Sierra, Roberta Williams (responsável pela série Gabriel Knight, dentre outros jogos).

Era um adventure clássico “point and click”, pegando itens, investigando locais do cenário, etc e tal. O charme do jogo era mesmo o visual do CG com vídeo real, além da história (interessante, mas nada muito extraordinário).

 

O horror do jogo vinha por alguns momentos de tensão, intercalado com sustos (como a cena do celeiro onde algo terrível estava para acontecer, mas no fim era só um gato perdido que dá um pulo no rosto da atriz), além de outras coisas mais explícitas.


Cena clássica das mãos demoníacas na cama:

O jogo criou alguma polêmica por causa da sua violência, com sangue na tela, mortes com torturas, dentre outras atrocidades. (uma das mortes que não esqueci até hoje envolve intestinos e um funil… mas isso não vem ao caso…). Dizem que foi banido na Austrália, além de outras lojas dos Estados Unidos terem recusado a vendê-lo.

 

Aqui uma cena do demônio final matando a atriz:

Ao meu ver, o jogo foi muito bom e marcante, ainda mais para aquela época inicial do CD-ROM. Um ano depois foi lançado Phantasmagoria 2: A Puzzle of Flesh, mas este nunca cheguei a jogar. Se não me engano foi feito somente com vídeos (sem CG) e o resultado final ficou mais um filme interativo do que jogo. Porém este foi um fiasco em críticas.

  

Making of do primeiro jogo: