Embora o jogador queira ter uma idéia clara do objetivo maior do jogo, você não quer que ele espere até o fim para ter o sentimento de realização.

Um bom jogo apresenta muitos pequenos desafios ao jogador, com oportunidades de subvitórias. O jogador então pode ter o sentimento de realização, se divertindo e ficando empolgado para seguir em frente, muitas vezes durante o jogo.

Proporcionar oportunidades para diversas vitórias ao longo do caminho em direção a um objetivo mais amplo é essencial para a diversão.

Ex: Se certa missão do jogo é muito extensa e complexa, o jogador pode falhar algumas vezes e pensar que ainda está muito longe da vitória. Isso pode tirar seu estímulo e até fazer ele desistir, pois não há nada que o incentive a seguir jogando.

Seria melhor quebrar esta missão extensa em sub-objetivos menores, assim quando conseguir uma destas pequenas vitórias, saberá que está mais próximo do objetivo maior, ficando incentivado a seguir em frente. Dá aquela sensação de: “Ah, só falta passar por isso para chegar no boss final, vou seguir jogando!”; ao invés de: “Puxa, já fiz tanta coisa mas o boss final não chega nunca… estou cansado e enjoado, vou desistir desse jogo chato!”

Exemplificando isso (de forma simples) em objetivos de um jogo:

Uma missão muito extensa: “Salve a humanidade derrotando o boss.”. Porém no meio do caminho o jogador descobre que precisa de alguma forma abrir uma porta, que dá acesso a uma arena onde um grupo de inimigos mais simples o aguarda para então lutar com o boss final.

Missão mais quebrada, dando feedback ingame para o jogador conforme ele vai conseguindo vencer os sub-objetivos: “Encontrar o pergaminho mágico para abrir a porta lacrada, resolver o puzzle para abrir a porta, derrotar 10 inimigos mais fracos e então o boss”. Isso incentiva o jogador a cada sub-vitória, além de mostrar o quando falta para a vitória final (não o deixa perdido sobre o que fazer etc…)

Claro que todos estes detalhes sobre os sub-objetivos podem ir surgindo aos poucos ingame, não precisa ficar tudo explicado desde o início. Depende se o personagem do jogo já sabe o que precisa fazer ou não.

Anúncios