Produzido por Taito

Ano: 1984

Este é um verdadeiro clássico (pelo menos para mim). Joguei muito mesmo…

Quem teve a sorte de possuir um MSX, no meu caso Hotbit, deve ter jogado este título da Taito, além de outros clássicos.

 

Para quem não se lembra, o MSX era um computador barato e simples, ligava em qualquer TV (não era necessário monitor como hoje em dia) e nem tinha HD. Porém contava com uma entrada de cartuchos, tanto para jogos como outros softwares (alguém também programou em LOGO ai ??). Mesmo com somente 64Kb de memória RAM, tinha títulos interessantes.

Outra forma de carregar software para o sistema era usando um leitor/gravador de fita cassete. O processo era muito lento e falho, mas uma opção barata em relação aos drives externos de disquete.

imagem

Bem voltando ao jogo Xyzolog. Ele era muito simples: uma esfera deveria passar sobre pontos no chão. Estes pontos “apagavam” conforme o jogador passava sobre eles. Quando passar por todos, conclui a fase.

Se encostar em uma estrela voadora, morre. A única opção além de andar para os lados era um suicídio estilo “homem-bomba”. Ao apertar a barra de espaço a esfera explodia e deus destroços eliminavam por algum tempo os inimigos próximos. Porém uma vida era perdida.

A graça do jogo era o uso da “física”. Onde haviam “rampas” no cenário, a esfera precisava pegar impulso para subir. Todas as fases eram construídas de forma a utilizar muito bem esse recurso, com rampas cada vez mais complexas. Era simples mais difícil, bem desafiador.

Alguém mais jogou esse clássico ?

Xyzolog

Xyzolog2Todos os mapas do jogo:

xyzolog-todos-mapas