Um problema que pode ocorrer é o jogador acabar caindo em alguma área sem saída.

Ex: como um abismo ou buraco, em que fica preso e não tem o que fazer para escapar.

(Ou até problemas de colisão com o cenário em que fica “colado” em uma superfície.)

Evidentemente isso destrói a imersão na hora e deve ser detectado e corrigido através de muito teste (beta testing).

Outro problema ainda mais é grave é permitir que o jogador siga avançando no jogo, caso não tenha pego algum item que será necessário para sua vitória futura.

Isso o obrigará a começar de novo ou retornar grande parte do jogo, algo que o deixará certamente irritado.

Ex: Imagine depois de 10h de jogo, chegar na última fase mas descobrir que precisa ter um exército de tamanho X para ter alguma chance de vitória. Ou possuir algum item especial para derrotar o último boss.

O jogo deve controlar o desempenho do jogador e não permitir que ele vá até fim sem ter como vencer certa situação.

Isto pode parecer absurdo, mas certos jogos já cometeram estes erros.