Se o jogador já venceu algum desafio, não quer ser obrigado a passar novamente pelo mesmo obstáculo.

Ex: Após difícil batalha contra um boss, o jogador escapa com pouca vida mas acaba morrendo ao pisar numa planta venenosa escondida no cenário. Então deve voltar atrás e novamente lutar contra o mesmo adversário.

Alguns jogos tentam resolver esta situação usando “save game” automático, em alguns momentos.

Mas isto pode gerar outros problemas se não for bem realizado, como salvar em situações de desvantagem, etc…

Ex: Provavelmente você já deve ter vivido esta situação: em um jogo com save game automático (checkpoints ou algo do tipo), ao morrer você carrega o último save e descobre que o jogo salvou exatamente naquele momento em que estava quase morto, com 10% de vida restante. Ou pior, no meio de uma seqüência que o levará a morte sem ter o que fazer.

Outro ex: Os japoneses gostam de criar jogos em que nas fases finais é necessário lutar novamente contra os mesmos boss´s já derrotados anteriormente. Devil May Cry 3 e 4 são exemplos disso.

Eu particularmente não gosto muito dessa idéia, pois dá a sensação de “reaproveitar” gameplay e arte já utilizados. O jogador pode se sentir de certo modo enganado, sabendo que os desenvolvedores estão “enchendo lingüiça” para o jogo durar mais.

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