Vou postar aqui alguns mini-reviews de livros relativos a gamedesign.

Existe uma grande quantidade de livros sobre gamedesign, mas nunca se sabe quando será um livro bom, com dicas interessantes que nos fazem pensar diferente sobre a abstrata e complexa ciência do gamedesign, ou quando será um bla-bla-bla que no fim não ajuda em muita coisa. Claro é difícil um livro ser totalmente inútil, provavelmente ele irá contribuir com algo, mas o melhor é deixar nosso tempo e dinheiro focado em ótimos livros que irão com certeza ajudar em muito a ir entendendo mais de gamedesign.

Então o objetivo é falar de livros realmente bons, que valem a pena serem lidos pois contribuem de fato com novas idéias.

Gamedesign é uma área complicada pois é multidisciplinar, um gamedesiner além de ter um ótima cultura gamer deve ser um pouco psicóloco, técnico, filósofo, escritor, … Afinal se um jogo deve ser uma experiência nova e empolgante para o jogador, saber como o cérebro interpreta a diversão é crucial. Além disso a inspiração para um jogo pode vir de qualquer lugar (como o Myamoto que criou “Pikmin” inspirado pelo seu hobby de jardinagem), então vale a pena ler um pouco de tudo, livros sobre como escrever roteiros de filmes, sobre criaturas aquáticas, física quântica etc…